Deveres dos Oficiais e Docentes
Diretor do clube
Diretores associados
Secretário
Tesoureiro
Capelão
Conselheiro
Conselheiro associado
Instrutor
Capitão de unidade
Secretário de unidade
Diretor administrativo
Regional
Membros da comissão
Membros do clube
Diretores associados
Secretário
Tesoureiro
Capelão
Conselheiro
Conselheiro associado
Instrutor
Capitão de unidade
Secretário de unidade
Diretor administrativo
Regional
Membros da comissão
Membros do clube
Diretor do Clube
O
diretor do clube de desbravadores deve ser uma pessoa de maturidade e
boa reputação da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Deve ser um líder e
ter feito o curso de Treinamento para Oficiais dos Desbravadores. Se ele
não é um líder, deve-se tornar o quanto antes possível.
O
êxito e a moral de qualquer clube depende muito da liderança do Diretor
do Clube, e para isso ele deve ser exemplo de espiritualidade, de
destreza, prontidão, firmeza, amável, e disciplinado. Deve dar o exemple
em vestir regularmente o uniforme de maneira completa.
O
diretor do clube deve estar vitalmente interessado em jovens e
compreender com simpatia os problemas dos juvenis e dos adolescentes.
Sua vida deve demonstrar o que Deus pode fazer na vida dos jovens.
Deve
ser pesquisador e entusiasta, levar responsabilidade, ter avidez em
reconhecer novos ideais e mostrar iniciativa em suas implementações.
Deve ser hábil em trabalhar com seus docentes, assistir os conselheiros e
professores que possa surgir nas Unidades ou Classes.
Seus deveres são:
1. Ser membro da comissão da igreja.
2. Manter ligação com o Pastor da igreja, dos jovens, ancião e convidá-lo para participar dos programas e eventos.
3. Manter contato com o líder dos jovens da Associação e enviar-lhe os relatórios.
4. Ser o presidente da comissão executiva dos desbravadores.
5. Presidir a reunião docente do clube, a menos que seja apontado para isto um diretor associado.
6. As atividades do clube estão debaixo de sua supervisão, devendo convocar, organizar e arranjar as reuniões do clube.
7.
Liderar no planejamento total de todo o programa anual, e preparar um
calendário de eventos, que será enviado a cada docente, desbravador e
pais.
8.
Ser responsável diante da comissão executiva em providenciar um
programa completo para o clube através das seguintes atividades:
a. Tempo e lugar das reuniões.
b. Saídas Bimestrais.
c. Acampamentos.
d. Excursões ao campo e projetos de evangelização.
e. Investidura.
f. Finança, orçamento, taxas de matrículas, dívidas.
g. Disciplina.
h. Boletins e noticiários.
b. Saídas Bimestrais.
c. Acampamentos.
d. Excursões ao campo e projetos de evangelização.
e. Investidura.
f. Finança, orçamento, taxas de matrículas, dívidas.
g. Disciplina.
h. Boletins e noticiários.
9.
Ser responsável das reuniões docentes pelas reuniões regulares de
planejamento, incluindo as seguintes atividades a assegurar que as
várias comissões e pessoas são responsáveis no desempenho de suas
implementações:
a. Abrir e encerrar as cerimônias.
b. Cultos.
c. Jogos e feiras.
d. Trabalho de classes, especialidades.
e. Organização de unidades, conselheiros e instrutores e seus deveres.
b. Cultos.
c. Jogos e feiras.
d. Trabalho de classes, especialidades.
e. Organização de unidades, conselheiros e instrutores e seus deveres.
Diretores associados
Não
há limite estabelecido quanto ao número de diretores associados.
Depende muito da quantidade de desbravadores no clube. Os diretores
associados devem aceitar as incumbências designadas pelo diretor e
também compartilhar nas responsabilidades de liderança no clube.
Um
diretor associado designado pelo diretor deverá assumir a presidência
das reuniões na ausência do Diretor, ou mesmo ser o presidente das
reuniões docentes a pedido do diretor.
Os
diretores associados deveriam ter as mesmas excelentes qualidades de
liderança esboçada pelo diretor. O alto respeito e deferência deveria
ser mostrado para com o Diretor e todos deveriam trabalhar em boa
harmonia um com o outro.
Áreas a serem desempenhadas pelos associados:
1. Empreendimento de classe
2. Secretaria
3. Tesouraria
4. Jogos
5. Atividades de Acampamentos
6. Especialidades e experimentos criativos
7. Música
8. Equipamento
9. Natureza
10. Capelão - culto
11. Transporte
12. Eventos especiais - bimestrais - excursões pelo campo, etc.
13. Atividades Missionárias
14. Relações Públicas
2. Secretaria
3. Tesouraria
4. Jogos
5. Atividades de Acampamentos
6. Especialidades e experimentos criativos
7. Música
8. Equipamento
9. Natureza
10. Capelão - culto
11. Transporte
12. Eventos especiais - bimestrais - excursões pelo campo, etc.
13. Atividades Missionárias
14. Relações Públicas
Secretário do clube
O
secretário do clube de desbravadores é geralmente diretor associado,
mas pode também ser escolhido dentre os membros docentes. O secretário
será responsável em conservar todos os relatórios, além dos que são
guardados pelo tesoureiro.
Em clubes pequenos o trabalho de secretário e tesoureiro pode ser desempenhado por um só indivíduo.
Um secretário bem organizado e eficiente pode ser de um valor inestimável para o clube de desbravadores.
Seus deveres são:
1.
Supervisionar os relatórios das unidades feitos pelos secretários da
unidade e transferi-los para o registro individual dos desbravadores.
2. Registrar todos os pontos e deméritos sobre uma folha de anotação permanente.
3. Colocar a lista de pontos acumulados pelas unidades num mural pelo menos uma vez por mês.
4. Manter o diretor informados dos pontos alcançados na Associação pelas realizações do clube.
5. Notificar o diretor quando um desbravador falta habitualmente (sem apresentar excusas), ou negligência em usar o uniforme.
6. Ser o responsável em conservar um mural bem atrativo, modificando freqüentemente.
7. Responsabilizar-se por todos os suprimentos e relatórios da Associação.
8. Cuidar de toda correspondência do diretor.
9.
Ser o responsável pela biblioteca do clube, cuidando de todos os livros
e revistas tirados pelos membros docentes e desbravadores.
Tesoureiro do clube
O
tesoureiro do clube de desbravadores é geralmente um diretor associado,
contudo, pode ser escolhido entre os docentes. É importante que o
tesoureiro trabalhe bem achegado ao diretor do clube e do tesoureiro da
igreja, colocando os dois bem informados das despesas do clube e dos
fundos em reservas.
Em
clubes pequenos as funções de tesoureiro e secretário podem ser levados
por uma mesma pessoa, sendo um programa mais eficiente quando estão
separados. O tesoureiro necessita ser um indivíduo que manuseie os
fundos do clube com retidão e grande cuidado.
O ideal seria se o tesoureiro fosse escolhido tendo em vista alguém que tenha tido experiência em contabilidade.
Um
tesoureiro consciencioso e de influência pode ajudar o clube a usar os
seus fundos de maneira sábia. Manterá a comissão da igreja bem informada
das entradas e despesas e também das necessidades do clube. Isto
garantirá uma disposição mais favorável por parte da igreja em tempo de
necessidade.
Seus deveres são:
1.
Contabilizar todos os fundos com taxas de matrícula e de membro,
dívidas, ofertas, doações, levantamento de fundos, trabalhos cobrados,
etc.
2. Transferir fundos para o tesoureiro da igreja para guardar com reserva.
3.
Conservar de maneira acurada as entradas e despesas, listando todas as
entradas e saídas, discriminado-as brevemente e datando.
4. Guardar todos os recibos, notas e faturas de despesas arquivando-as cuidadosamente em envelopes ou pastas, mensalmente.
5.
Ter os livros de contabilidade e os recibos, notas e faturas tudo
pronto para inspeção e apresentação pelo diretor, tesoureiro da igreja,
comissão executiva dos desbravadores ou a um pedido da comissão da
igreja.
6.
Desembolsar fundos quando recomendado pela comissão executiva através
do diretor ou outra pessoa assinando, dando autorização e assegurando
que todas as outras estão sendo prontamente cuidadas.
7. Tirar pequenas somas do fundo reserva dos desbravadores guardado com o tesoureiro da igreja.
8. Esteja pronto para levantar fundos em algum projeto e conservar um relatório acurado.
9. Manter um recorde dos itens que saíram ou entraram num projeto de levantar fundos.
10. Coletar fundos para uniformes e equipamentos.
11. Coletar taxas para acampamentos e viagens pelo campo.
12. Assegure-se de que todo fundo pedido tenha a fatura ou nota para que possa ser arquivada.
Capelão do clube
O
capelão do clube desempenha uma atividade muito importante, liderando e
providenciando oportunidades para o desenvolvimento espiritual,
cooperação e dedicação entre os desbravadores e docentes.
O
capelão deve ser um membro batizado da Igreja Adventista do Sétimo Dia,
em boa harmonia com as normas da igreja onde é organizado o clube. Ele
ou ela pode ser um diretor associado ou outro membro docente, ou da
igreja, ou o pastor dos jovens, ou um ancião.
Ele ou ela deve ter a habilidade para organizar, bem como liderar efetivamente as atividades espirituais do clube.
Seus deveres são:
1. Deve usar uniforme.
2. Aconselhar e trabalhar bem de perto com o diretor do clube na preparação das atividades espirituais.
3. Organizar os períodos devocionais e os oradores e os grupos periódicos de oração.
4. Organizar e liderar o trabalho missionário em cooperação com o Diretor.
5. Selecionar indivíduos para fazer as orações nas reuniões e atividades do clube.
6. Arranjar as devoções, atividades da Escola Sabatina, culto de sábado e programas à tarde em acampamentos, etc.
7. Trabalhar ligado com o diretor e pastor em estabelecer o dia do desbravador, investidura e serviço de culto.
8. Agir como um conselheiro espiritual trabalhando em especial com os conselheiros de unidade.
9. Conhecer todos os membros pessoalmente dos desbravadores e docentes encorajando-os a ter um bom relacionamento com o Senhor.
10. Mostrar uma experiência cristã equilibrada participando das atividades seculares do clube.
Conselheiro de unidade
O
conselheiro é o líder da unidade de 6 a 8 meninos ou meninas. Homens
lideram os meninos e mulheres as meninas. Os conselheiros têm uma
posição chave no clube, porque eles têm o contato mais direto com os
desbravadores.
Os
conselheiros são escolhidos entre os membros batizados da igreja
Adventista do Sétimo Dia, onde o clube é organizado. Devem ser
convertidos a cristãos dedicados. Devem estar dispostos a aprenderem,
crescerem e ampliarem seus conhecimentos em artes, trabalhos manuais e
natureza, para que possam ajudar a expandir o conhecimento dos membros
de sua unidade, e dar um bom exemplo no espírito e conduta.
Os
conselheiros devem sempre estar com sua unidade quando ela funciona
como unidade dos desbravadores, a menos que um conselheiro assistente
possa substituí-lo. Durante o período de classe ou outra atividade, a
sua unidade fica dispersa entre vários grupos, e neste tempo eles estão
sob a supervisão dos instrutores de classe.
Os
conselheiros devem estar bem familiarizados com os membros de suas
unidades, e participar de todas as atividades, ganhando assim a simpatia
deles. Devem familiarizar-se com seus pais e as condições onde vivem. É
de bom alvitre que os conselheiros planejem uma atividade fora do
período do clube, com suas unidades sendo, porém, autorizado, pelo
diretor do clube.
Os
conselheiros devem defender as normas e princípios do clube
permanentemente. Devem também, trabalhar em completa harmonia com os
oficiais do clube, e dispostos a servirem a desempenhar qualquer dever
quando chamado.
Seus deveres são:
1. Tomar conta e liderar ou ensinar uma unidade ou classe, trabalhando ou permanecendo com eles durante todos os programas.
2. Encorajar, ensinar e testar as atividades de classe para conseguir uma investidura de êxito.
3. Dar um bom exemplo de destreza, assistência, pontualidade, uniforme, etc.
4. Marchar e trabalhar com as unidades.
5. Desenvolver uma compreensão feliz e amizade dentro da unidade.
6. Ajudar os membros com algum problema se aparecer e manter a direção informada (respeitando a confidencialidade).
7. Encorajar a todos os membros a participar de todas as atividades.
8. Participar nos acampamentos, providenciando todos os detalhes com diretores associados e com os membros.
9. Assistir as reuniões das comissões docentes.
10. Notificar ao diretor com antecedência de sua impossibilidade de assistir a reunião do clube.
Conselheiro associado
O
conselheiro associado é freqüentemente um líder (com mais de 16 anos)
ou uma outra pessoa jovem que tenha concluído as classes JA, mas que
deseja continuar e ajudar no clube.
Os
conselheiros associados devem possuir as mesmas qualidades dos
conselheiros de unidade e ter o desejo de aprender para se tornar um
líder.
Seus deveres são:
1. Trabalhar sob a direção de conselheiro adulto.
2. Participar nas unidades e atividades do clube.
3. Aceitar as responsabilidades dadas pelos conselheiros.
4. Ser responsável pela unidade quando o conselheiro se ausentar.
5. Assistir as comissões docentes.
6. Dar um bom exemplo de destreza, presença, pontualidade, uniforme, etc.
7. Marchar e trabalhar com as unidades.
8. Participar nos acampamentos e saídas.
Instrutor
Instrutores
são pessoas que ensinam especialidades específicas ou disciplinas como
Bíblia, crescimento pessoal, trabalhos ao ar livre, especialidades e
outros manuais.
Instrutores
podem ser tirados do corpo docente regular do clube de desbravadores.
Por outro lado, podem ser especialistas escolhidos da igreja ou
comunidade para ensinar disciplinas específicas. Estes instrutores podem
ou não ser membros da igreja. Devem ser considerados como docentes
temporários.
Devem
estudar cuidadosamente o curriculum de classe e as exigências das
disciplinas, especialidades ou outras artes manuais, a ser ensinados,
antes de introduzi-las nos desbravadores. Um instrutor deve trabalhar em
cooperação mútua com o coordenador das classes JÁ, ou outro setor, para
assegurar que as exigências dos desbravadores estão sendo cumpridas.
Capitão da unidade
O
capitão da unidade é um membro escolhido pela unidade para encorajar o
seu grupo a alcançar realizações e êxito dando exemplo e usando sua
influência para inspirar todos os membros a fazerem o seu melhor.
O
seu turno de serviço varia de uma rotação de 3 meses a 1 ano,
dependendo praxe aprovada pelo corpo docente. Durante todas as
atividades do clube o capitão deve vestir o seu uniforme com o
distintivo indicando a sua posição.
A
posição do capitão é importante e um capitão não somente deveria
revelar habilidade em liderar, mas deveria demonstrar também um
verdadeiro espírito cristão de compreensão e respeito.
Seus deveres são:
1. Auxiliar os conselheiros e responsabilizar-se pela unidade quando for requerido.
2. Carregar e manusear o estandarte da unidade com maneiras apropriadas.
3. Verificar que o estandarte da unidade seja colocada corretamente em frente da unidade durante todo o acampamento.
4. Carregar a bandeira nacional ou dos desbravadores durante a cerimônia das bandeiras quando for solicitado.
5. Relatar a presença da unidade quando for solicitado.
6. Treinar a unidade e marchar quando for designado pelo conselheiro.
Secretário da unidade
O
secretário de unidade é um membro escolhido pela unidade para preencher
uma variedade de deveres especiais. O seu turno de serviço varia de 3
meses para 1 ano de rotação, dependendo da praxe adotada pela comissão
docente. Durante todas as atividades do clube o secretário usa um
distintivo indicando sua posição.
Seus deveres são:
1. Substituir os deveres do capitão quando ausente.
2.
Verificar o retorno do todo equipamento da unidade após um acampamento,
(trabalhar com o capitão, conselheiro, diretor associado e diretor da
unidade). Anotar quando a necessidade de conserto.
3. Servir como mensageiro entre sua unidade e o diretor quando requisitado, pelo conselheiro.
4.
Dar um formulário de justificativa a qualquer desbravador em sua
unidade que estiver ausente, verificar os ausentes na próxima reunião
para ver se a justificativa foi recebida e corrigir os apontamentos como
é instruído.
5.
Guardar todos o registros da unidade e a convite do secretário do clube
ajudar a preencher o relatório mensal para a Associação.
Diretor administrativo
(Somente
quando as igrejas desejarem para coordenar as atividades de mais de um
clube). Ex. Aventureiros (7-9 anos). Desbravadores Juvenis (10-12 anos),
Desbravadores Adolescentes (13-15 anos) e Clube de Líderes (16 anos
para cima).
1. O diretor administrativo é a ligação entre os diretores dos diversos clubes da juventude da igreja.
2. O diretor administrativo deve ser membro da Comissão da Igreja representando os Clubes.
3.
Quando os diversos clubes se reúnem, o diretor administrativo pode
dirigir as atividades. Nesta ocasião os diretores de clube agem como seu
associado.
4.
O conselho do diretor administrativo deve ser procurado pelos diretores
dos clubes. Eles e seus clubes se beneficiarão da sua boa e rápida
assistência.
5.
O diretor administrativo é um oficial executivo e conselheiro para
todos os clubes e deveria ser reconhecido e dar o devido respeito a
todos os diretores de clubes.
6.
O diretor administrativo não deveria pensar que, devido a sua posição,
tem o direito de tirar um programa das mãos dos diretores dos clubes.
Ele deve estar pronto para ajudar em qualquer necessidade, evento ou em
casos de emergência.
7.
Será de responsabilidade do diretor administrativo ajudar a recrutar
novos e adicionais membros do corpo docente para os clubes em conselhos
com diretores.
8.
O diretor administrativo deverá assistir as reuniões dos clubes tantas
quantas forem possíveis. O seu interesse e presença fortalecerá o clube.
9.
Praxes e recomendações da Associação são transmitidas por intermédio do
diretor administrativo para os diretores dos diversos clubes que por
sua vez passam para o grupo. É importante que o diretor administrativo
passe todas as informações recebidas imediatamente.
10.
O diretor administrativo conduz a reunião regular da Comissão de
Coordenação dos desbravadores com todos os diretores (diretores,
diretores associados dos clubes), para:
a)
Dar um estudo no programa de atividades de cada clube. Considera os
melhoramentos e ajustes necessários. Coordena os programas para não
haver sobreposição dos programas dos clubes.
b) Edificar um relacionamento agradável entre os dois clubes no desempenhar de suas atividades.
c)
Planejar um programa de treinamento para a diretoria de cada clube. O
diretor administrativo deverá planejar e trabalhar com cooperação com
cada diretor a fim de preparar os seus oficiais providenciando,
regularmente, programas de treinamento. (Um programa de treinamento para
os oficiais pode ser obtido no Departamento de Jovens da Associação)
11. Ele deve coordenar todos os eventos dos clubes como: Investiduras, Dia do Desbravador, Acampamentos, Feiras, etc.
Regiões dos Desbravadores • Coordenador de região
Associações
e Missões devem-se dividir em áreas geográficas de desbravadores com os
coordenadores regionais. As seguintes qualificações, procedimentos e
deveres são para guiar na seleção de uma pessoa para preencher estes
cargos e também para servir como uma orientação para as pessoas
escolhidas. O coordenador deverá ser aprovado pela Comissão da
Associação para ele ou ela ter autoridade.
I. Qualificações para um coordenador de Desbravadores
a. Ser um líder.
b. Ter pelo menos 5 anos de experiência na liderança dos desbravadores, incluindo 3 anos de responsabilidades administrativas.
c. Viver na área de desbravadores em que ele ou ela está servindo.
d. Não ocupar nenhum cargo no clube dos desbravadores local.
e.
Qualquer exceção das qualificações acima deve ser aprovada pelos
diretores de clubes dos desbravadores na área envolvida. (e mais o líder
dos jovens da Missão ou Associação)
II. Eleição do coordenador regional dos Desbravadores
a. O termo do cargo será de 2 anos, contudo, o coordenador de desbravadores poderá ser reeleito.
b.
Nomeações para a responsabilidade de Coordenador Regional podem vir dos
clubes locais se sua comissão de nomeações é constituída dos membros
oficiais do clube local mais o diretor do clube agindo como presidente e
representativo da Comissão de seu clube.
Toda
nomeação deverá ser apresentada pelo diretor do clube do departamento
de jovens da Associação ou Missão dentro de 30 dias antes de eleição.
c.
As comissões eletivas são formadas pelos diretores dos clubes da região
e do diretor de jovens da Associação ou Missão, seu associado ou
representante, que reunirão e elegerão o coordenador da região.
d.
O nome do coordenador da área-distrital dos desbravadores eleito, será
submetido a Comissão da Associação ou Missão para ser aprovado.
e.
O novo coordenador de área distrital eleito assumirá suas
responsabilidades imediatamente após a aprovação da Comissão da
Associação ou Missão.
III. Deveres do coordenador de área distrital dos Desbravadores
A. Deveres Básicos Requeridos:
A comissão da Associação ou Missão autoriza ao coordenador dos desbravadores a servir nas seguintes funções:
1.
Estar disponível a dar assistência ao pastor local ou na liderança do
clube em promover e manter as praxes e programas locais, da União ou
Associação Geral dos Desbravadores.
2. Visitar cada clube na sua área freqüentemente para se familiarizar com seu programa.
3.
Freqüentar as reuniões dos coordenadores regionais dos desbravadores
para planejar todo o programa e funções, juntamente com a Associação.
Estas reuniões deveriam realizar-se pelo menos trimestralmente.
4.
Dar assistência ao diretor de jovens da Associação ou Missão nos
acampamentos, feiras, cursos de treinamentos e outras funções dos
desbravadores em nível de campo.
B. Outras Funções Requeridas Pelos Clubes Locais ou Pastores:
1. Ajudar os clubes locais com suas atividades como Programa do Dia dos Desbravadores, Investiduras, Induções e Inspeções.
2. Encorajar as igrejas que não tem o clube dos desbravadores e ajudá-las a começá-los.
3.
Promover e dirigir áreas de atividades como excursões de acampamentos,
eventos, atléticos, cursos de liderança e reuniões de líderes.
C. Sugestões Opcionais:
1. Promover participação em atividades comunitárias, tais como: paradas e feiras.
2. Promover e dirigir projetos missionários na área.
3. Publicar um boletim dentro da área.
4. Qualquer outra atividade desejada pelos seus diretores de clubes locais em determinada área.
IV. Diretor dos Desbravadores para os coordenadores regionais
A.
O diretor dos jovens ou seu associado da Associação ou Missão deverá
ser o diretor que coordena as reuniões dos regionais dos desbravadores.
B.
Um diretor associado como coordenador deve ser apontado entre os
coordenadores dos desbravadores no caso que a Associação não nomeie um
pessoal para o cargo dentro de seu planejamento departamental.
V. Deveres do diretor associado
A.
Na ausência do diretor, o diretor associado deve presidir as reuniões
dos coordenadores e apresentar um relatório das decisões alcançadas nas
reuniões ao diretor.
B.
Numa emergência e na ausência do diretor ele tem a responsabilidade de
organizar os coordenadores para assegurar a continuidade operacional do
programa dos desbravadores.
Membros da comissão
1. Comissão Coordenadora
(Onde há clubes dos juniores e juvenis separadamente sob a liderança de um diretor administrativo).
Diretor Administrativo (Presidente)
Diretores de Clubes
Diretores Assistentes
Coordenadores da Associação (ex-ofício)
Diretores de Clubes
Diretores Assistentes
Coordenadores da Associação (ex-ofício)
2. Comissão Executiva dos Desbravadores
Diretor do Clube (Presidente)
Diretores Assistentes
Secretário (a)
Tesoureiro
Capelão
Líder dos JA
Diretor da Escola Paroquial
Pastor (ex-ofício)
Ancião Conselheiro dos Jovens (ex-ofício)
Diretor Administrativo (ex-ofício)
Coordenador da Associação (ex-ofício)
Diretores Assistentes
Secretário (a)
Tesoureiro
Capelão
Líder dos JA
Diretor da Escola Paroquial
Pastor (ex-ofício)
Ancião Conselheiro dos Jovens (ex-ofício)
Diretor Administrativo (ex-ofício)
Coordenador da Associação (ex-ofício)
3. Comissão Diretiva dos Desbravadores
Membros da comissão executiva dos desbravadores mais,
Conselheiros
Conselheiros Associados
Professores
Instrutores
Capitães de Unidade podem ser convidados
Conselheiros
Conselheiros Associados
Professores
Instrutores
Capitães de Unidade podem ser convidados
Membros
Requerimentos Para Ser Membro do Clube:
1.
Para ser considerado membro do clube dos desbravadores o aspirante deve
estar com dez anos de idade e não mais de 15. Onde existir mais de uma
ocupação será dividida em:
7 a 9 anos - Aventureiros
10 a 15 anos - Desbravadores
16 anos ou mais - Clube de Líderes
10 a 15 anos - Desbravadores
16 anos ou mais - Clube de Líderes
2.
Os formulários de solicitação como membro são disponíveis pelo diretor
ou secretário do clube, que devem ser preenchidos e enviados pela
comissão executiva do clube para consideração e aceitação como membro.
3. Um passaporte dos desbravadores está disponível sob solicitação da diretoria ou secretaria do clube.
4. Todos os membros devem pagar uma taxa de membro e seguro como é requerida pela comissão executiva do clube.
5.
Todos os integrantes devem possuir e usar o uniforme completo dos
desbravadores e uniforme de atividade se for o caso. Os desbravadores
devem vir para suas reuniões conforme a orientação do diretor do clube.
6.
Os seus membros devem ser fiéis na assistência. Muitos clubes
estabelecem um limite de ausência e tardança e os desbravadores que não
cumprem com as regulamentações podem ser colocados em suspensão ou mesmo
cancelar a filiação do clube.
7. Os desbravadores devem aprender e decorar o voto e a Lei.
8.
As atividades do clube incluem atividades manuais, excursões, reuniões e
classes regulares do clube, levantamento de fundos, acampamentos,
especialidades e outras atividades. O desbravador deve concordar, antes
de entrar no clube, de participar e cooperar nestas atividades.
9.
Os pais dos desbravadores devem ter boa vontade em cooperar com os
regulamentos a atividades do clube. Às vezes são convidados a
contribuírem com dinheiro e tempo para a manutenção do clube.
10. Todos os diretores e oficiais eleitos são membros do clube pela virtude do cargo que ocupa.
10. Todos os diretores e oficiais eleitos são membros do clube pela virtude do cargo que ocupa.
“MANUAL “DOS DESBRAVADORES”, Vol. 1, Administração do Clube, Casa Publicadora Brasileira”
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