terça-feira, 10 de janeiro de 2012

COMO ORGANIZAR UM CLUBE DE DESBRAVADORES

Ao falarmos sobre a organização de um clube surgem automaticamente três perguntas: por quê? onde? quem?

1 - Por quê organizar um Clube de Desbravadores?

- Cumpre uma ordem bíblica de levar o evangelho:

"Ensina a criaça no caminho em que deve andar" Provérbios 22.6

- É orientação do Espírito de Profecia desenvolver atividades com juvenis e adolescentes que lhes promovam crescimento espiritual:

"A juventude é a época para se acumular conhecimento nos ramos que diariamente podem ser postos em prática por tada a vida. A juventude é a época apropriada para adquirir bons hábitos, corrigir os que são maus, obter e conservar a força do domínio próprio, para se acostumar a pessoa a dispor todos os atos da vida com referência à vontade de Deus e bem-estar de seus semelhantes. A juventude é o tempo da sementerira que determina a ceifa desta vida presente e a de além-túmulo. Os hábitos formados na infância e juventude, os gostos adquiridos e o domínio próprio alcançado é quase certo determinarem o futuro do homem ou mulher".

- É um método acertado e já tradicional na IASD.

2 - Onde organizar um Clube de Desbravadores?

- Preferencialmente em Igrejas Oganizadas;
- Grupos;
- Clubes missionários ou evangelísticos (consultar campo local para mais detalhes).

3 - Quem deve organizar um Clube de Desbravadores?

- Preferencialmente líderes investidos ou pastores;
- Outros que já trabalham com grupos de juvenis e adolescentes;
- Você!

PASSOS PARA A ORGANIZAÇÃO DE UM CLUBE DE DESBRAVADORES

1 - Aconselhamento com o Departamental do Ministério Jovem do campo local;
2 - Reunião com o pastor distrital;
3 - Apresentação do plano à comissão da igreja local;
4 - Comunicar à igreja em um culto regular (preferencialmente sábado pela manhã);
5 - Reunião especial no sábado à tarde com pais, possíveis líderes e interessados;
6 - Ensinar as bases do clube;
7 - Eleição do diretor e demais membros da diretoria;
8 - Escolha dos conselheiros e intrutores;
9 - Elaboração do planejamento (segue sugestões abaixo);
10 - Elaborar o primeiro programa seis semanas antes da abertura;
11 - Enviar convites às famílias com juvenis e adolescentes;
12 - Intruções à diretoria e confecção dos uniformes;
13 - Dia de inscrições (segue sugestões abaixo);
14 - Visitação aos lares dos inscritos;
15 - Cerimônia de admissão;
16 - Avaliação: 10 a 12 semanas depois.

PROPAGANDA DO CLUBE

- 4 semanas antes: boletim da igreja;
- 3 semanas antes: exibição de cartaz com programação atraente no mural da igreja;
- 2 semanas antes: escola sabatina com os juvenis e adolescentes;
- 1 semana antes: programação so sábado dando ênfase ao clube.

ATIVIDADES SUGERIDAS PARA O DIA DE INSCRIÇÕES

- Explicação dos emblemas, propósitos e ideais do clube;
- Organização dos meninos por idade;
- Reunião com os pais / recreação com os juvenis;
- Encerramento.

COMO ELABORAR O PLANEJAMENTO

1 - Observar o calendário do campo, do distrito e da igreja local;
2 - Observar datas comemorativas e férias escolares;
3 - Definir principais atividades: acampamento, investidura, etc.;
4 - Traçar planos para o desenvolvimento das classes e especialidades;
5 - Desenvolver programa de capelania: classes biblicas, visitação, etc.;
6 - Definir datas de batismos (primavera);
7 - Definir dia e horário para uma reunião semanal de diretoria, e uma mensal com os pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela mais de

Visitas

Curta Nossa paginá no Facebook e Acompanhe Nossas Novidade!

Powered By | Criador Por: Via Meirinaldo Junior