domingo, 1 de janeiro de 2012

Insetos

Insetos (parte 1) - Utilidade

Muita gente considera como inútil ou no mínimo indesejada a presença dos insetos. Comumente são reconhecidos como pragas ou pestes. Mas os insetos têm um valor enorme para o equilíbrio natural dos ecosistemas e para o homem.

Os insetos compõem muitas vezes a camada mais baixa na pirâmedi alimentar, sendo portanto, sustentador de muitos outros animais (até mamíferos, como o tamanduá) fornecendo proteína e energia.

Muito se deve as abelhas, mamangavas, borboletas e outros insetos voadores. São responsáveis pela polenização das flores que produzirão frutos. As abelhas ainda produzem mel, própolis e cera. As formigas e outros animais rasteiros auxiliam o homem com a limpeza de ambientes, retirando restos mortais de outros insetos, animais maiores e matérias organicas de todo o tipo.

As boboletas, libélulas, escaravelhos etc, são apreciados pela beleza e brilho. São alvo de muitos colecionadores.

Como visto, muito valor têm os insetos. É verdade também, que muitos trazem transtornos ao ser humano. Mosquitos, vespas, formigas, baratas e piolhos são bons representantes disso.

Mas, se assim como eu você aprecia os insetos (principalmente os coleópteros), separei algumas fotos com o nome para você iniciar o estudo:









Besouro Golias
(goliathus giganteus)


















Borboleta Transparente
(greta oto)
















Besouro Rinoceronte
(oryctes nasicornis)



Recomendo o site: http://www.insecta2010.blogspot.com/

Insetos (parte 2) - Características

Apesar de serem tão pequenos, os insetos são complexos e possuem um corpo bem articulado, habilidades incríveis - de um modo geral - e muita beleza.
Vamos destacar algumas das principais caracteristicas dos insetos, curiosidades e apresentar novas fotos de exemplares bastante exóticos.


1. Pernas e patas
Os insetos possuem três pares de patas, todas articuladas, ou seja, com vários "joelhos", permitindo-lhe rastejar (abaixando todas as patas, se empurrando com as partes extremas de cada membro), andar (posição convencional) ou ainda "ficar em pé" (abaixando as patas traseiras e esticando as dianteiras - em muitos casos, na verdade, as do meio é que erguem o corpo, enquanto que as dianteiras são usadas para ampliar o tamanho aparente).
Alguns espécimes não usam todas as patas para andar ou pousar, como o Louva-a-deus, que tem suas patas adaptadas para cortar (1), ou o mosquito doméstico (2), que não usa as patas dianteiras.











1 - Louva-a-deus
(Mantis religiosa)

2 - Mosquito
(Culiseta longiareolata)

Curiosidade: Os índios (tupis) chamam este curioso bicho de "emboici" - "mãe de cobra". A razão é a seguinte - no interior do abdome dos louva-a-deus, freqüentemente, está presente um verme fino e comprido (parasita natural). Os índios acreditam que este verme é um filhote que, depois de nascer e crescer, transforma-se em cobra comum.

2. Olhos
A visão é um ponto importante nas características dos insetos. São indispensáveis à defesa e ataque. É questão de sobrevivencia. Você já tentou matar uma mosca? Precisa de muita habilidade e rapidez. Isto é porque como a maioria dos insetos ela possui dois conjuntos de olhos. Isso mesmo. Cada "olho" como o conhecemos tem multiplas facetas, ou muitos olhos. Assim, ao mesmo tempo ela pode enxergar de vários ângulos diferentes.
Os mamíferos de modo geral tem a visão frontal, como o homem. Enxerga o que está à frente. Os insetos não. Muitos deles podem enxergar a frente, os lados e até sobre si, e tudo isto ao mesmo tempo.















Para a coleção:



(Mormolecy phyllodes)




(Climaciella brunnea)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela mais de

Visitas

Curta Nossa paginá no Facebook e Acompanhe Nossas Novidade!

Powered By | Criador Por: Via Meirinaldo Junior