O
tesoureiro do clube de desbravadores é geralmente um diretor associado,
contudo, pode ser escolhido entre os docentes. É importante que o
tesoureiro trabalhe bem achegado ao diretor do clube e do tesoureiro da
igreja, colocando os dois bem informados das despesas do clube e dos
fundos em reservas.
Em
clubes pequenos as funções de tesoureiro e secretário podem ser levados
por uma mesma pessoa, sendo um programa mais eficiente quando estão
separados. O tesoureiro necessita ser um indivíduo que manuseie os
fundos do clube com retidão e grande cuidado.
O ideal seria se o tesoureiro fosse escolhido tendo em vista alguém que tenha tido experiência em contabilidade.
Um
tesoureiro consciencioso e de influência pode ajudar o clube a usar os
seus fundos de maneira sábia. Manterá a comissão da igreja bem informada
das entradas e despesas e também das necessidades do clube. Isto
garantirá uma disposição mais favorável por parte da igreja em tempo de
necessidade.
Seus deveres são:
1.
Contabilizar todos os fundos com taxas de matrícula e de membro,
dívidas, ofertas, doações, levantamento de fundos, trabalhos cobrados,
etc.
2. Transferir fundos para o tesoureiro da igreja para guardar com reserva.
3.
Conservar de maneira acurada as entradas e despesas, listando todas as
entradas e saídas, discriminado-as brevemente e datando.
4. Guardar todos os recibos, notas e faturas de despesas arquivando-as cuidadosamente em envelopes ou pastas, mensalmente.
5.
Ter os livros de contabilidade e os recibos, notas e faturas tudo
pronto para inspeção e apresentação pelo diretor, tesoureiro da igreja,
comissão executiva dos desbravadores ou a um pedido da comissão da
igreja.
6.
Desembolsar fundos quando recomendado pela comissão executiva através
do diretor ou outra pessoa assinando, dando autorização e assegurando
que todas as outras estão sendo prontamente cuidadas.
7. Tirar pequenas somas do fundo reserva dos desbravadores guardado com o tesoureiro da igreja.
8. Esteja pronto para levantar fundos em algum projeto e conservar um relatório acurado.
9. Manter um recorde dos itens que saíram ou entraram num projeto de levantar fundos.
10. Coletar fundos para uniformes e equipamentos.
11. Coletar taxas para acampamentos e viagens pelo campo.
12. Assegure-se de que todo fundo pedido tenha a fatura ou nota para que possa ser arquivada.
Fonte: “MANUAL “DOS DESBRAVADORES”, Vol. 1, Administração do Clube, Casa Publicadora Brasileira”
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