- Completar a especialidade Informática.
- Qual a definição dos seguintes termos:
- Taxa de Bauds (Baud rate)
- Chave seletora (Dip switch)
- Banco de dados
- Processamento de texto
- Nanosegundo
- DOS
- Modem interno
- Modem externo
- Periférico
- Ausência do disco rígido
- Um “K” de memória
- Protetor de tela
- Byte
- Scanner
- Fonte
- Qual o trabalho dos seguintes profissionais ligados à informática:
- Operador
- Digitador
- Programador
- Analista de sistemas
- Consultor
- Como se pode determinar quando o computador está lendo ou gravando num disquete ou no disco rígido? Que precauções devem ser tomadas enquanto o computador realiza esta tarefa?
- Qual a diferença entre comunicação serial e paralela?
- O que significa um computador ser compatível?
- Que diferença legal há entre programas com as seguintes designações: domínio público, shareware e copyright?
- Realizar as seguintes tarefas num computador:
- Limpar a tela do computador sem desligar em DOS.
- Demonstrar o conteúdo de um disquete na tela de um computador.
- Preparar um disquete para ser usado num drive apropriado, formatar dando-lhe o nome de “Desbravadores.”
- Repetir o item acima, mas desta vez colocar os arquivos de sistema no disquete automaticamente, no momento em que o estiver formatando.
- Demonstrar como verificar se há setores danificados num disquete ou no disco rígido.
- Renomear um arquivo.
- Copiar todo o conteúdo de um disquete para outro, fazendo uma cópia perfeita do original.
- Demonstrar que completou o item anterior com sucesso, fazendo com que o computador “compare” os dois disquetes e demonstre que não há diferença entre os mesmos.
- Demonstrar como copiar um arquivo num disco.
- Demonstrar como deletar um arquivo de um disco
- Pesquisar pelo menos quatro diferentes linguagens de computador (por exemplo, VISUAL BASIC, BASIC, PASCAL, C-C++, etc.) para descobrir por que foram desenvolvidas, e para que tipo de aplicação são utilizadas. Escrever um relatório de 200 palavras sobre suas descobertas, ou apresentar um relatório oral de três minutos.
- Demonstrar fluência no uso e operação de 3 dos seguintes programas:
- Processador de texto: Escrever e imprimir cartas para pelo menos
cinco pessoas diferentes, usando o mesmo texto, mas personalizando cada
uma com o nome do destinatário (que deve aparecer na carta pelo menos 3
vezes). Usar as seguintes funções do programa:
Justificar pelo lado direito
Centralizar título
Mudar margens e tamanho da página
Mover um parágrafo
Salvar - Programa de banco de dados: Fazer uma lista de pelo menos 15 pessoas, seus endereços, número de telefone, data de nascimento, e idade. Classificar a lista de forma que os nomes apareçam pela ordem alfabética, pela ordem numérica do CEP, por ordem crescente de idade, e por dia de aniversário. Imprimir cada lista.
- Programa de contabilidade:
Dar entrada numa fatura e imprimir duplicatas de contas a receber
Imprimir faturas e cheques de contas a pagar
Registrar dados e relatórios financeiros no livro de balanço - Programa de editoração de texto: Preparar três páginas de texto, com duas colunas cada, e pelo menos quatro gráficos feitos em computador, duas fontes diferentes e título.
- Programa de planilha: Demonstrar como acrescentar colunas, eliminar
colunas, fazer um cálculo em determinada célula, salvar, recarregar e
imprimir. Além disso, adicionar as colunas A e B, dividir a soma pela
coluna C, e colocar a resposta na coluna D.
f. Programa educacional: Ensinar qualquer aluno da 1ª à 4ª séries a operar sa-tisfatoriamente um programa projetado para sua faixa etária.
- Visitar o departamento de informática de qualquer empresa, ou convidar alguém que trabalha neste departamento a visitar sua sala de aula, ou clube. Reuna, no mínimo, a seguinte informação:
- Que tipo de computadores são usados?
- Em que tipo de aplicações os computadores são usados nesta empresa?
- Os computadores estão interligados? Como?
- Como a empresa faz manutenção, mudanças e melhorias (upgrade) em seus hardware e software? Que porcentagem ou valor do orçamento da empresa é alocada para compra e manutenção de computadores?
- Que procedimentos de segurança (como a cópia de segurança, backup) são utilizados?
- Que formação é necessária e/ou útil para uma carreira na área de informática?
Nenhum comentário:
Postar um comentário