sexta-feira, 23 de março de 2012

Saiba se alimentar e evite doenças no outono



Caracterizado pelo nascimento de frutos, clima seco e temperatura fria, o outono está presente durante os meses de março a junho. É nessa época do ano que principalmente pessoas com doenças crônicas, como asma, bronquite e que possuem problemas respiratórios precisam ter mais cuidados com a saúde.
Por isso, é preciso ter uma alimentação diferenciada e capaz de suprir as necessidades que o corpo precisa durante esse período
O nutricionista Ricardo Vargas dá algumas dicas para você preservar sua saúde nesse outono:

- Reduza o consumo de laticínios e derivados. Eles aumentam a produção de muco no pulmão, o que facilita o aparecimento de problemas respiratórios.
- Aumente o consumo de frutas, fonte de vitamina C. A vitamina C é importante para o aumento do sistema imunológico, prevenindo quanto aos problemas respiratórios.Você encontra vitamina C em frutas como acerola, limão, morangos, couve, mamão, melão, manga, ervilha e outros.
- Coma mais alimentos que possuam zinco e selênio como cereais integrais, feijões, nozes e castanha-do-pará. Eles são antioxidantes, melhoram o sistema imunológico e são encontrados em grande quantidade nas castanhas.
- Utilize óleos de boa qualidade. A linhaça é um alimento rico em ômega 3 , que diminui as reações inflamatórias do organismo, melhora o sistema imunológico e previne dos riscos de doenças cardiovasculares. Com a diminuição da temperatura ocorre um aumento da pressão sanguínea então também é necessária a preocupação com o sistema cardiovascular.
- No fim do dia é necessário fazer o uso de algum caldo quente. As sopas possibilitam a utilização de várias verduras, que por sua vez, possuem uma quantidade de vitaminas e minerais.

- Não deixe de consumir o pão integral, ele é fonte de vitamina do complexo B, que melhora seu sistema imunológico e faz comque seu organismo e metabolismo funcionem bem nesse período de transição.
- Conforme a temperatura vai baixando, é necessário gastar mais calorias para manter a temperatura corporal, isso faz com que surja mais fome. A deficiência de vitaminas do complexo B pode fortalecer os depósitos de gordura no período do inverno. Você encontra as vitaminas do complexo B em grãos e cereais integrais como arroz integral, lentilhas, feijões, soja, verduras, nozes, sementes e frutas secas.
- Consuma alimentos crus. Eles são fontes de vitaminas, minerais e fibras. Em épocas de temperaturas mais amenas, as pessoas costumam procurar os pratos mais calóricos, porém, geralmente eles são pobres em fibras. Eles podem induzir o aparecimento de problemas do trato gastrointestinal, como constipação intestinal e outros mais graves.
Fonte : Novo Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela mais de

Visitas

Curta Nossa paginá no Facebook e Acompanhe Nossas Novidade!

Powered By | Criador Por: Via Meirinaldo Junior