domingo, 18 de março de 2012

Especialidades [mal]respondidas


Quem é desbravador há algum tempo certamente conhece esse site! Até alguns anos atrás, era a febre, quase todas as especialidades respondidas! Mas qual o problema nisso?

Vejamos a filosofia que a Divisão Sul Americana adota a respeito: "As especialidades são estruturas básicas de conhecimento sobre o assunto e muito se deve estudar para ser um especialista. Por isso, não divulgamos as respostas básicas – como infelizmente alguns sites fazem - prejudicando o desenvolvimento intelectual e até moral dos membros, considerando a falta de ética e desrespeito cristãos. Denuncie! Estamos, acima de qualquer coisa, declarando nosso repúdio a estas divulgações ilegítimas, desejando claramente que você, desbravador, também se posicione e motive seus companheiros a fazer alguma coisa contra, mesmo que seja apenas dizer 'não'".

Aqui está claramente o objetivo deste post, poderíamos acabar por aqui, mas isso ainda não é suficiente... Infelizmente muitos Clubes, líderes e desbravadores utilizam desse material para fazer as suas especialidades. Isso prejudica o desenvolvimento intelectual tanto por fazer com que eles não tenham praticamente nenhum trabalho de pesquisa quanto pela qualidade das respostas. Ao aderirmos a essa prática, estamos estagnando o nosso conhecimento, e acabamos sempre "aprendendo" daquele mesmo conhecimento medíocre.

A qualidade das respostas deixa muitíssimo, muitíssimo mesmo a desejar. Neste final de semana será o nosso TBD, então o líder Mateus Campos, que é engenheiro florestal e eu separamos alguns exemplos para vocês, que juntamos numa simples olhada por alto.

Além de separarmos exemplos de algumas especialidades, criamos a seção Especialidades: aprendendo a pesquisar, com o intuito de disponibilizar fontes confiáveis para o estudo das especialidades, em lugar de divulgar especialidades respondidas.

__
Alerta Vermelho: 3. Demonstrar que medidas de primeiros socorros você deveria tomar numa emergência nas seguintes circunstâncias:

d. Alguém que engoliu veneno: Incitar o vômito na pessoa e levar o mais rápido possível a um hospital para lavagem gastrintestinal.

Como assim? Isso é o que NUNCA devemos fazer nestes casos.
__
Resgate Básico: 2. Demonstrar como resgatar, com segurança, uma pessoa nas seguintes situações:

b. em ambiente cheio de fumaça ou gás – andar mais próximo ao chão possível, pois a fumaça tende a subir. Abrir todas as portas e janelas que possível. Se houver fogo no local, molhe a roupa (mas fique longe do fogo, você não está 100% protegido).

c. com as roupas em chamas – devemos abafar com um cobertor ou pano, de preferência molhado. Não deixe a pessoa correr. Rolar no chão pode espalhar o fogo.

O que acontece quando esquentamos a água? Ela ferve! Parece óbvio, mas é isso que acontece também às roupas e cobertores molhados. O fogo pode fazer com que ela ferva, queimando ainda mais a pessoa! Efeito completamente contrário, não?
__
Arbustos: 7. Observe algum arbusto que esteja florido e relacionar a maior quantidade de insetos possível (pelo menos três) que venham buscar pólen ou néctar nas suas flores.

Item prático. NOTA - O arbusto bico-de-papagaio é alvo de aranhas-de-jardim e cochonilhas.

Tudo bem, mas e os insetos? (aranhas não são insetos!) Além disso, cochonilhas não vão buscar pólen nem néctar em nenhuma planta, elas sugam a seiva das plantas.
__
Aves: 1. Apresentar duas características que diferenciam as aves de todos as outras criaturas.

Possuem penas, bico, sangue quente e asas.

O ornitorrinco e as tartarugas também possuem bicos; mamíferos também possuem sangue quente; morcegos também possuem asas. Então só sobra uma característica!
__
Primeiros Socorros - Nível Básico: 1. Conhecer as causas do choque e demonstrar o tratamento adequado.

O sangue flui de forma alterada. O coração, cérebro e órgãos vitais podem ficar sem sangue e a pessoa pode morrer se não for atendida no tempo certo. Ocorre por queimaduras graves, hemorragia acentuada, ossos quebrados e grandes ferimentos. O choque pode ocorrer em decorrência de uma doença grave. Qualquer ferimento grave pode causar o choque.

Este é apenas um tipo de choque, o hipovolêmico, e quanto aos outros tipos (cardiogênico, anafilático, neurogênico)? Mais uma resposta incompleta!
__
Primeiros Socorros - Nível Básico: 6. Saber o procedimento adequado para tratar uma vítima de envenenamento.

Primeiro deve-se saber o que a pessoa ingeriu. Se ela ingeriu ácidos, amoníacos, alvejantes, desinfetantes, soda cáustica ou derivados de petróleo (gasolina, acetana, removedor, etc.) NÃO provoque o vômito. Caso tenha ingerido soda cáustica dê uma mistura de vinagre e suco de limão diluídos em água e logo em seguida dê leita ou clara de ovo. Em caso de ingestão de ácido, dê leite, água com bicarbonato, azeite de oliva ou clara de ovo para amenizar as irritações do aparelho digestivo. Nos casos de não ter ingerido nenhuma dessas substâncias acima, você pode incitar o vômito através de água morna ou dois dedos na garganta. Depois leve a vítima ao hospital para diagnosticar se o caso é grave ou não. Não esqueça de levar a amostra do que foi ingerido (o rótulo do produto).

Amigos, por favor, a única coisa que podemos fazer em casos de envenenamento é levar a vítima para o hospital o mais rápido possível. Se possível, levar o rótulo ou o vidro do que ela ingeriu. NUNCA devemos dar nada para eles "neutralizarem os efeitos", e NUNCA, NUNCA mesmo, provocar o vômito.
__
Primeiros Socorros - Nível Básico: 13. Conhecer a diferença entre um ataque cardíaco, derrame, epilepsia e um simples desmaio, e o tratamento apropriado para cada um deles.

Epilepsia – A pessoa se debate e perde os sentidos temporariamente. Apenas evite que ela se machuque, afastando os objetos de perto dela. Não tente segurar seus movimentos.

Isto não é epilepsia, é convulsão. Epilepsia é uma doença, que não necessariamente evolui com convulsões (apesar de ser a maioria, 70%). Convulsão é este sintoma que está descrito. Para quem precisa saber a diferença...
__
Primeiros Socorros: 5. Conhecer o método de aplicar um torniquete, e quando usá-lo.

O torniquete é um meio de obstruir a passagem de sangue de um lugar do corpo para o outro. Geralmente feito em membros, consiste de um pano amarrado ao membro e apertado de tal maneira que impeça a passagem de sangue. Utilizado para conter hemorragias e picadas de cobra. Nós, desbravadores, não temos o costume de usar o torniquete NUNCA! Pois pode causar muitos problemas, como gangrena.

O único primeiro socorro disponível para picadas de cobra é lavar o local com água e sabão, manter a vítima calma e levar imediatamente para o hospital, de preferência o referência em picadas de cobra (aqui em Brasília é o HRAN).
__
Vida Familiar: 1. Explicar os papéis do pai, irmã e irmão como aparecem na Bíblia e no Espírito de Profecia.

Mãe - Deve cuidar do lar e da família em geral.

Isso é na visão de Deus ou na visão dos homens machistas da época bíblica ou da época de Ellen White?
__
Aracnídeos: 4. Apresentar três formas pelas quais as aranhas diferem dos insetos.

As aranhas tem 4 pares de patas, não tem antenas, não tem asas, possuem 6 a 8 olhos e têm o corpo dividido em 2 (cefalotórax e abdômen). Os insetos diferem por possuírem 3 pares de patas, 1 ou 2 pares de antenas, 1 a 2 pares de asas, 2 olhos (geralmente) e o corpo é dividido em 3 (cabeça, tórax e abdômen). (dois pares de antenas = crustáceos)

São insetos ou crustáceos, com 2 pares de antenas?
__
Árvores (essa é legal!): 4. Mencionar dois exemplos de cada árvore citada e explicar: e. as primeiras pessoas a descobrirem e descrever cada uma das árvores.

1ª) Seringueira – usada para tirar látex e fazer borracha, crescem em ambiente tropical, na região da floresta amazônica, tem seiva leitosa e pequenas flores, os primeiros a encontram foram os bandeirantes.

2ª) Pinheiro – usadas como árvore de Natal e lenha, crescem em ambiente subtropical a frio, em todo o mundo. São coniforme e de madeira fibrosa. Não há relatos de quem encontrou o pinheiro.

Será que o autor da especialidade não estava se referindo ao cientista que fez a descrição científica delas??? Ou a idéia era só saber a origem "folclórica" mesmo?
__
Árvores - Avançado: 4. b. Qual a utilidade do primeiro e segundo nomes científicos?

O primeiro nome indica a família e o segundo a espécie da árvore, assim como nos animais.

Este matou as aulas de taxonomia. (1º = gênero, 2º = epíteto específico, 1º+2º = espécie)
__
Astronomia: 4. O que é constelação? Dar o nome e apontar seis delas. Dar o nome de duas constelações visíveis durante o ano todo.

c) CONSTELAÇÕES AUSTRAIS - São visíveis apenas do hemisfério Sul, como as do Cruzeiro do Sul, Cão Maior, Centauro, Mosca e Órion.

Cão Maior e Órion são constelações equatoriais, que podem ser vistas nos dois hemisférios.
__
Aves de estimação: 6. Quais são as leis de seu estado ou país com respeito à captura, criação e exportação de pássaros em gaiolas? Certifique-se que está agindo de acordo com a lei enquanto cumpre as exigências desta Especialidade.

Item Prático. As leis ambientais que envolvem as aves proíbem o comércio de aves nativas sem autorização do IBAMA, vetam a criação de aves silvestres ameaçadas de extinção (como a ararinha-azul e a ararajuba) e daquelas que não são autorizadas oficialmente. Pune com multas e reclusão os maus tratos, cativeiro, extermínio e tráfico de aves e auxilia nas campanhas de conservação e reintegração de aves à natureza.

Estas leis permitem a criação com autorização do IBAMA, mesmo de espécies ameaçadas de extinção.
__
Cactos: 1. Citar as principais características de um cacto.

Famílias das Cactáceas. Formam um família singular de plantas suculentas, espinhosas ou pilosas. Podem assemelhar-se a ouriços, bastões espinhosos, minúsculas pás, vasos decorados. Muitos podem ser cultivados em casa. Habitam nas regiões áridas ou semi-áridas. Seus espinhos são folhas atrofiadas, e servem para que eles não percam água inexistente em seu interior.

Cactos é um tipo de vegetação que habita em locais com pouca disponibilidade de água, não necessariamente em regiões áridas e semi-áridas (são coisas bem diferentes). Não tem como perder o que não se tem, mas eles têm água sim!
__
Cães: 2. Citar cinco características peculiares da família dos cães.

Todos os cães domésticos são: Amigos, Companheiros, Leais, Fiéis, adestráveis, têm excelente audição e olfato e infelizmente, vivem pouco (em relação ao homem). Os ariscos são decorrentes da má criação.

E quanto aos cães selvagens? O requisito se refere à família dos cães, e não apenas aos cães domésticos.
__
Climatologia: 6. O que causa os raios e trovões? Quais os tipos diferentes de raios que existem?

Ocorrem por descargas elétricas entre a nuvem e a Terra. O raio é a parte luminosa e o trovão é o barulho decorrente da descarga elétrica. O raio vem sempre antes do trovão (porque a velocidade da luz é maior que a do som). O raio é o clarão que dá e corta o céu como uma espécie de risco amorfo no céu. O relâmpago é um tipo diferente de raio, é um clarão em todo o céu, rápido e vivo.

Mais uma vez uma informação inadequada e incompleta, raio é a descarga elétrica visível entre nuvem e solo, entre diferentes nuvens, dentro de uma única nuvem ou entre uma nuvem e o ar circunvizinho.
__
Conservação ambiental: 3. O que significa o termo "morte" de um lago ou rio? Há algum lago ou rio em sua região ou cidade, que é classificado como "morto"?

É um rio onde não há mais vida, o teor de oxigênio é zero. Isso ocorre por fatores como: fábricas perto contaminando o ar e a água, empresas químicas descarregando na água, fazendas uso de inseticidas, etc. Na região paulistana, encontramos o rio Tietê, cortando toda a cidade. Ele é considerado um rio “morto”.

Um rio é considerado morto quando sua água se torna tão poluída que não pode mais suportar as formas de vida. Baixo teor de oxigênio é apenas uma das possíveis causas.
__
Sementes: 8. Que condições são necessárias para uma semente brotar?

Ela pode germinar no escuro, se alimentando do cotilédone (alimento inicial da planta), mas não pode crescer sem o sol, fonte de fotossíntese, que promover as trocas necessárias para que ela cresça e vire uma planta normal.

As condições básicas variam de espécie para espécie, mas nenhuma planta germina sem que haja um mínimo de ÁGUA!
__
Nota: Foram apenas 20 das 247 especialidades que temos no nosso Manual! Como visto, as respostas estão completamente fora do exigido, às vezes sendo exatamente o oposto. Sabemos que para alguns Clubes essa questão de instrução de especialidades e classes é um pouco complicada, um material com as respostas poderia ser útil para os instrutores, mas neste caso as complicações superam e muito as vantagens.

O que podemos fazer, como líderes de desbravadores, é NUNCA usarmos esse material como fonte de instrução, pois em apenas 20 delas já vimos que não são confiáveis. O objetivo de colocá-las aqui não é porque são apenas estes os erros, que se mudar esses requisitos o restante está correto, de jeito nenhum! Estes foram apenas alguns exemplos para comprovar para vocês que este material deveria ser excluído definitivamente da internet e nunca mais ser usado em Clube algum.

A melhor fonte de pesquisa continua sendo os bons livros e os sites confiáveis da internet (que inclusive é um assunto para um próximo post!), onde os instrutores e desbravadores desenvolverão suas faculdades intelectuais através do cumprimento correto do programa das especialidades.

Quaisquer sugestões sobre o tema, é só fazer um comentário abaixo, ou mandar um email para: meirinaldo.junior0@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela mais de

Visitas

Curta Nossa paginá no Facebook e Acompanhe Nossas Novidade!

Powered By | Criador Por: Via Meirinaldo Junior