sábado, 23 de fevereiro de 2013

MEDITAÇÕES CRIATIVAS



01 - PREPARADO PARA A BATALHA 
Material a ser utilizado: Um capacete de operário e um facão. 
Modo de fazer: 1. Coloque o capacete na cabaça e segure o facão em uma das mãos. 2. Pergunte aos desbravadores se eles sabem a utilidade de cada um desses objetos (permita que eles falem). 3. Fale da importância de uma espada e um capacete para um soldado em guerra. Mencione que na batalha os soldados devem estar protegidos (capacete) e prontos para atacar para atacar (espada). Diga-os que na vida espiritual não é diferente. Estamos no meio da batalha entre o bem e o mal. Existe um exército inimigo querendo nos derrotar a cada dia. 
Aplicação Bíblica: Deus nos dá a dica para a vitória (ler Efésios 6:16-17). O que são o escudo e o capacete e a espada do cristão? Muito bem, a Palavra de Deus! 
Apelo: Quantos de vocês querem ser soldados bem preparados para lutar contra as forças do exército inimigo? Eduardo Neto       
02 - O DISFARCE 
Material a ser utilizado: Caixas de sapato, papéis de presente, durex e lixo. 
Modo de fazer a ilustração: Pegue as caixas com cuidado e enche-as de lixo e embrulhe-as com papel de presente. Em determinado momento peça a um voluntário que abra as belas caixas e em seguida conte a seguinte historia. Os lixeiros de Nova Iorque entraram em greve, e a greve em grandes cidades é o caos. Não há terrenos baldios; todos começam a acumular lixo em casa, em frente dos prédios... Imagine o lixo do banheiro, da cozinha... onde vai colocar tanta sujeira? Foi quando um cidadão teve uma idéia: comprou belos papeis de presentes, colocou todo lixo de sua casa em caixas de papelão e embrulhou-as com o papel, amarrou lacinhos de fita em cada uma, pôs tudo em seu carro e foi dar uma voltinha pela cidade. Estacionou o carro em uma movimentada esquina, deixou todas as caixas bem ao lado do poste e ficou de longe observando. Imediatamente passou um grupo de garotos e levou a metade do volume, em seguida alguns adultos levavam outro e assim uma a uma foram sendo levadas até que nenhuma ficou deixando o idealizador com dores abdominais de tanto rir. 
Aplicação bíblica: É exatamente assim que Satanás faz com os desatentos e metidos a "expertos", ele disfarça o seu lixo com belos embrulhos. O mais triste é que muitos levam para casa e para o coração o lixo que ele oferece e ainda acham que estão fazendo um bom negócio, só que mais cedo ou mais tarde a verdade aparece e infelizmente na maioria das vezes é muito tarde para um recomeço ou uma nova chance. 
Apelo: Não permita que o inimigo faça em sua vida o que tem feito na vida de milhares de jovens desatentos e inocentes. Venha para o lado de Cristo, o único que
nos oferece reais presentes. Jesus está ansioso para lhe presentear com o Seu melhor. Está você disposto a aceitar? Diga sim, agora, já!!! Leonardo Pires  

03 - O MELHOR INVESTIMENTO 
Material a ser utilizado: Cédulas de dinheiro ou moedas e um lenço. 
Modo de fazer a ilustração: 1. Apresentar o dinheiro aos desbravadores. 2. Pergunte o que acontece quando se deixa dinheiro guardado debaixo de um colchão por muito tempo. Quando a gente está com dinheiro e não quer gastá-lo logo, o que a gente faz? Onde a gente guarda? Muito bem, no banco! Quantos já entraram alguma vez em um banco? Mas porque a gente guarda o dinheiro no banco e não debaixo do colchão? Muito bem, por que no banco o dinheiro rende! 3. Vocês sabiam que a Bíblia menciona a história de um homem que tentou também empregar seu dinheiro no banco para render? E fala também de outro que guardou o seu debaixo do colchão ? verdade! Vamos conferir? 
Aplicação Bíblica: Leiamos Lucas 19:12-24. E então por que a única mina daquele homem foi tomada? Por que ele a havia deixado guardada. Querido desbravador Deus confiou talentos e dons a você. O que você está fazendo com eles: desenvolvendo ou guardando? 
Apelo: Quantos gostariam de tirar os talentos que Deus lhes confiou do lenço? (abra o lenço e tire o dinheiro). Eduardo Neto  

04 - MARCAS 
Material a ser utilizado: Uma tábua, sete pregos e um martelo. 
Modo de fazer a ilustração: Contar a seguinte história: Numa série de conferencia, um garoto participava todas as noites, quando o programa chegou ao fim, o menino pediu para ser batizado, mas havia um problema, ele tinha a boca suja ( falava palavrões ), porém tinha a necessidade de mudar, confidenciando ao pastor o seu problema. Então o pastor propôs um desafia dizendo: Estou viajando e daqui à duas semanas estou de volta e vou te dar esta tábua e alguns pregos, e a cada dia que você disser pelo menos um palavrão, fixe um prego nesta tábua e a cada dia que ficar sem dizer palavrão tire um prego. O pastor deu um prazo de duas semanas, que seria o tempo em que estaria fora. Ele viajou e começou a aflição do garoto, pois no primeiro dia ele já começou mal, falando um palavrão ( pregue um prego ). A cada dia ele repetia os mesmos atos ( os outros pregos ) e a cada dia ele pregava mais um prego naquela tábua e não arrancava nenhum. Ao término da primeira semana ele estava ainda mais triste, pois todos os dias ele orava para que não falasse os palavrões, porém ele se via vencido e teria que colocar mais um prego naquela tábua ( pregar o último prego e mostrar a tábua ); na segunda semana, próximo ao final do prazo, ele conseguiu passar um dia sem falar um palavrão e retirou o primeiro prego ( retirá-lo ). A partir daí começou a orar mais e continuou a tirar os pregos até o dia em que pastor chegou. ( retirar todos os pregos ). Então o pastor via a tábua sem pregos e ficou muito feliz, mas ele percebeu que o menino estava um pouco triste e perguntou-lhe: O que havia deixado tão triste já que ele consegui alcançar o seu objetivo?! O menino respondeu que estava magoado pelas marcas que ficaram na tábua..    
Aplicação bíblica: O pastor entendo a sua tristeza lhe disse: as marcas na tábua simbolizam os seus pecados que deixarámarcas para sempre, mas as marcas de Cristo na cruz tem o poder para lhe livrar de todas as marcas deixadas pelo pecado. Is.53:5-6 
Apelo: Você gostaria que as marcas de Cristo cobrisse as suas? Cristo quer usar as Suas marcas em seu favor, você aceita? Carlos Escopel   

05 - A LENDA DO MONGE E DO ESCORPIÃO 
Material a ser utilizado: Uma bacia com água; inseto (escorpião, pode estar morto ou até mesmo uma formiga para ilustrar); e um ramo de árvore. 
Modo de fazer a ilustração: Colocar o inseto na bacia com água e observar sua tentativa de sair da água. Após observar a tentativa, conte a ilustração. "Uma certo monge e seus discípulos iam por uma estrada e quando passavam por uma ponte viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, entrou na água e pegou-o pela mão. Quando o trazia para fora, o bichinho o picou e devido a dor o homem deixou-o cair novamente no rio. Foi então a margem e tomou um ramo de árvore, adiantou- se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou. Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estradas. Eles haviam assistido a cena e o receberam perplexo e penalizado. – Mestre deve estar doendo muito! Por que foi salvar esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu a sua ajuda! Picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão!
- O monge ouviu tranqüilamente os comentários e disse: Ele agiu conforme a sua natureza, e eu agi de acordo com a minha. 
Aplicação bíblica: Nesta vida temos que compreender o nosso limite e os dos outros; E mesmo quando alguém nos machucam e temos que agir com mais amor... Ez. 2:6, Jo. 3:16. A nossa rebeldia nos afasta de Deus, mas mesmo sendo rebeldes Deus nos ama e se permitirmos Ele irá nos salvar. Para isso Ele deu a Mão de Seu Filho para morrer por nós. 
Apelo: Você gostaria de ser salvo por Jesus? Quero orar por você! Luis Loli  

06 - O REMÉDIO QUE CURA O CORAÇÃO 
Material a ser utilizado: Vários frascos de remédios e comprimidos. 
Modo de fazer a ilustração: Mostre os frascos e comprimidos e vá perguntando para que eles servem. Fale do alívio que se sente quando se está com uma dor e toma Tilenol (no exemplo mostre o frasco, se tiver). Fale do alívio que se sente quando se está com o nariz entopido e usa o remédio adequado (mostrando o frasco), oi mesmo quando está com dor de cabeça e toma um comprimido (mostre). Fale que existem remédios caseiros (feitos com raízes) e remédios químicos (preparados em laboratórios). Mas existe um tipo de remédio que não é caseiro e nem químico. Vocês sabem qual é? 
Aplicação bíblica: Abra a sua Bíblia em Provérbios 17:22 e veja que remédio é este. Encontraram? Viram? O coração alegre serve de bom remédio. Você tem andando triste por algum problema?
 
Apelo: Quantos querem pedir a Deus alegria a cada dia para vencer a doença que corrói a alma? A tristeza. Eduardo Neto 

07 - O DOCE CRISTO 
Material a ser utilizado: 1 bandeja pequena, 1 faca e 1 laranja. 
Modo de fazer a ilustração: Falar dos benefícios que a natureza traz para a humanidade, especificando as frutas, falar da maneira especial sobre a laranja a qual será utilizada em nossa ilustração, faça sempre perguntas para os desbravadores sobre a laranja. Logo após é necessário pegar a laranja, parti-la ao meio e provar o seu gosto. Em seguida coloque-a dentro da bandeja e dirija a seguinte pergunta para eles: Esta laranja está doce ou azeda? Automaticamente ninguém poderá responder, pois não provaram-na. 
Aplicação bíblica: A mesma coisa acontece com a vida espiritual. Como podemos falar para nossos amigos, vizinhos, etc que o nosso Deus é bom se não o experimentamos? Ele mesmo pediu em Sua palavra que O experimentemos Sl. 34:8 
Apelo: Necessitamos experimentar nosso Senhor, seja ao falar, caminhar, namorar, em casa com os pais, etc.. A cada dia temos que fazer um novo dia para estar sempre experimentando desse Deus maravilhoso que é nosso Pai celestial. Você gostaria de experimentar Cristo em sua vida? Ormeu Lima

08 - VENCENDO COM CLASSE 
Material a ser utilizado: Um apito, uma lanterna e um cantil. 
Modo de fazer a ilustração: Pergunta quantos tem um cantil, uma lanterna e um apito. Mencione as qualidades e utilidades de cada um desses objetos (permita que os desbravadores participem dizendo as utilidades). Vocês já imaginaram se essas armas fossem as únicas do exército brasileiro? Será que eles seriam um exército bem preparado para uma guerra? A Bíblia conta a história de um exército de 300 homens que venceram um grande exército usando apenas estes objetos. Vamos ver?! 
Aplicação bíblica: Abra a sua Bíblia em Juizes cap. 7. Leiamos dos versos 12-22. Viram que coisa magnífica? Sem precisar lutar Gideão e seus trezentos homens venceram um exército enorme, A diferença entre os dois exércitos é que Deus estava do lado de Gideão. 
Apelo: E você? Já sentiu alguma vez que existe um grande exército de problemas contra você? Que tal permitir que Deus comande sua vida? Ele está esperando. Qual é a sua resposta? Eduardo Neto 09 -

 O VALOR DE UM PREGO 
Material a ser utilizado: Um ou dois pregos (de preferência grandes) 
Modo de fazer a ilustração: 1) Mostrar os pregos para a garotada e perguntar o que eles estão vendo e qual sua utilidade. 2)Fazer um comentário sobre as respostas que eles deram. 3) Comentar que uma das utilidades é pregar alguma
coisa ou algo, quer seja de valor ou não. Vocês sabiam que a Bíblia comenta de algo de grande e de muito valor de que também foi pregado ? 
Aplicação bíblica: A Bíblia diz que era tal o seu valor que não tinha preço, e diz também que não era simplesmente algo e sim alguém, ou seja, um homem ou melhor Jesus Cristo o Filho de Deus e não foi em uma parede, e sim em uma madeira ou melhor em uma cruz de madeira, talvez uns pregos bem maiores que esses; agora imaginem uma tachinha furando a sua mão. Esses pregos perfurando sua mão, perfurando carne, ossos (mostrando os pregos) imaginem vocês a dor que sentiu Jesus naquele momento, mas o seu amor por mim e por você foi maior do que a dor que passou naquela cruz, Ele nos amou independente de O amarmos. 
Apelo: Jesus morreu na cruz não porque desejava morrer, mas morreu para nos salvar. Quantos desejam ter Cristo encravado em seus corações e em suas vidas, ter Jesus significa ter a vida eterna. Juceval Conceição 

10 - A OBRAS DA MÃOS DE DEUS 
Material a ser utilizado: ½ quilo de barro de louça ou massa de modelar. 
Modo de fazer a ilustração: 1. Apresentar o barro ou a massa ainda sem forma aos desbravador. Perguntar o que eles acham de interessante no material. 2. Fazê-los interagir quanto a importância e valor de uma massa sem forma. 3. Apresentar o poder criador de um oleiro. Ele é capaz de encontrar um pesado de barro jogado, pisado pelas pessoas e transformá-lo em uma linda obra de arte (comece a usar a massa para fazer um boneco) ou talvez em uma
panela para cozinhar deliciosos alimentos ou mesmo em um boneco (mostrar o boneco pronto) para ser usado por uma criança. 
Aplicação bíblica: Queridos desbravadores! Um dia Deus usou o barro para formar os seres humanos. Sabe o que a Bíblia diz sobre nossa criação? Abra sua Bíblia em Isaias 64:8. Viu?! Deus é nosso oleiro. 
Apelo: Se você se sente insignificante e sem valor lembre-se: Deus moldou você, por que Ele é seu Criador. E como o oleiro aprecia as suas obras, assim Deus ama os Seus filhos. Quantos acreditam nisso? Eduardo Neto  

11 - LANÇANDO A SEMENTE 
Material a ser utilizado: Uma vagem de Sombreiro Mexicano que não se abriu, uma vagem que já foi aberta (as 2 partes) e um pouco de sementes. 
Modo de fazer a ilustração: Leve a frente uma vagem aberta, outra fechada e as sementes. Em seguida mostre para que todos possam ver. Dê ênfase na vagem fechada que não lançou as sementes, mantendo a sua forma e beleza original, a outra não, perdeu a sua beleza, e ficou toda retorcida e feia; porém lançou as suas sementes que produzam novas árvores. Explicar o efeito combinado pelo calor do sol com a umidade do ar (água) que fizeram com que a vagem arrebentasse e lançasse suas sementes ao ar. Porque uma abriu e a outra não? Uma caiu na sombra (não abriu) a outra caiu exposta ao sol (abriu).   
Aplicação bíblica: Ml. 4:2 Cristo é o Sol da justiça, e Jo. 7:37 Cristo é a água viva. Nós precisamos de Cristo para abrir o nosso coração, para despertar o  nosso interesse para a proclamação do evangelho eterno. 
Apelo: Se quisermos lançar a semente do evangelho que está em nós, precisamos receber os efeitos de Cristo em nossa vida, estar em contato com ele. Se não abrirmos o nosso coração, nunca a semente do evangelho saíra de nós e não produziremos frutos. Joel Silva 12 - ARTE DE ACAMPAR 
Material a ser utilizado: 1 regador com água, 1 ventilador, 1 forma grande, 2 casas feitas de cartolina (tamanho médio, que dê para o ventilador levá-la), 2 pedaços de imã, areia lavada (praia, rio, etc), pedras (se houver teclado com efeitos sonoros fica o melhor ainda. 
Modo de fazer a ilustração: Pegue a areia e as pedras e coloque separadas dentro da forma. Um dos imãs deve ficar escondido dentro das pedras, ou até ser uma delas. O outro deve ficar dentro de uma das casas (se for mais prático para o clube, coloque-se algum objeto dentro da casa). Coloque-se areia e pedra na bandeja grande e comece a contar a história. Fale primeiro do homem que construiu a casa sob a areia e depois veio a chuva (use o regador), e o vento (use o ventilador). Precede-se da mesma forma com a outra a casa (lembre-se esta está com pedras ou o ima). 
Aplicação bíblica: A casa que estiver construída em Deus jamais cairá. Oscar Macêdo 

13 - DUAS VEZES MEU 
Material a ser utilizado: 1 veleiro miniatura; 1 bacia ou tigela com água. 
Modo de fazer a ilustração: Por se tratarem de poucos materiais, uma maior explicação é dispensada, uma vez que a própria história indicará o momento da utilização. Conta-se a história de um jovem inteligente e esperto assim como vocês. Como era do interior, não possuia dinheiro para adquirir brinquedos novos, e por isso, se divertia com os brinquedos que ele mesmo fazia. Certo dia brincava a beira de um riacho quando resolveu fazer um barco (o seu já está quase pronto). Escolheu o melhor material e acabou produzindo um lindo barco. Agora era hora de se divertir. Levou o barquinho ao riacho (leve a bacia) e brincou pra valer. Mas, de repente, o barquinho soltou-se de suas mãos e foi embora. O garoto ficou triste, chorou, mas não houve jeito, o barco se perdeu. Algum tempo depois, ele estava na feira com a sua mãe quando avistou em uma barraca algo familiar, o seu barco. Ele implorou ao dono da barraca que lhe devolvesse o barco, pois era seu. Mas o homem disse que tinha achado aquele barco, e que agora lhe pertencia. Se o menino quisesse o barco, teria que pagar um preço. Como o menino amava seu barco, decidiu que lutaria por ele, e começou a trabalhar para comprar o seu precioso barco. Quando conseguiu o dinheiro, foi correndo buscá-lo. E quando o pegou, ficou tão feliz que chorou de emoção, abraçando o barquinho que agora lhe pertencia duas vezes: uma por que ele o fez, outra por que o comprou. 
Aplicação bíblica: Conosco acontece a mesma coisa. Gn. 2:7 diz que Deus nos fez, mas nós nos desviamos e nos perdemos, mas Deus por nos amar tanto, esteve disposto a pagar o preço pelo nosso resgate e enviou Seu Filho para morrer por nós (I Co. 6:20) Você meu desbravador pertence a Deus 2 vezes. Ele lhe fez e comprou.
 Apelo: Você gostaria de estar com Jesus para sempre amando-O e obedecendo-Lhe (comunhão). Sirlene Coelho  

14 - JESUS O MELHOR PRESENTE 
Material a ser utilizado: Alguns presentes. Podem ser caixas vazias e embrulhadas em papel de presente (grandes, médias e pequenas). 
Modo de fazer a ilustração: Levar um presente, ou uma pequena lembrança. Embrulha-la com papel de presente na hora da meditação e oferecer para algum desbravador. 
Aplicação bíblica: Ler Mt. 4:9. Você gosta de ganhar presentes? É claro! Todos nós gostamos e principalmente quando é nosso aniversário. Você se lembra de algum presente que lhe deram em um Natal ou aniversário? Talvez você tenha recebido um carrinho, uma boneca ou até mesmo uma bicicleta. O texto que elmos mostra que Satanás ofereceu a Jesus muito mais do que bicicletas ou carrinhos, ele prometeu dar-lhe tudo que existe de mais valioso neste mundo. 
Apelo: Há muitos desbravadores que cedem as tentações de Satanás hoje. Queridos desbravadores saibam que o objetivo de Satanás ao oferecer seus presentes é acabar com tudo que você já tem e até mesmo com você. Mas Cristo por Sua graça, quer lhe dar a vitória a cada instante. Basta você rejeitar esses presentes e aceitar o maior e melhor presente. "Jesus Cristo em seu coração". Wytalo Byank

15 - O PALITO DE FÓSFORO APAGADO 
Material a ser utilizado: Palitos de fósforo apagados, cola, verniz e pincel. 
Modo de fazer a ilustração: Certa ocasião havia um homem que tinha uma mania não muito normal. Em sua casa, e por onde ia, guardava para si palitos de fósforo apagados. Ele os pegava do chão de qualquer lugar onde estivesse. O homem já tinha uma boa quantidade destas palitinhos. Para todos faço essa pergunta: Para que servem palitos de fósforo apagados? A resposta é automática: " pra nada", apenas para jogar fora. Podemos até pensar que este homem é doido. Mas ele pega este palitos "que não servem para nada" e usando a criatividade faz uma caixinha. Agora aqueles palitinhos tomam forma, depois ele os enverniza e faz uma tampa. Agora, aqueles palitos que "não serviam para nada", servem para ser um lindo portamoedas. 
Aplicação bíblica: Ef. 2:4-10. É assim que Cristo também quer fazer conosco, pois somos como esses palitinhos, que não servem para nada. Estamos mortos, mas Ele quer nos transformar em um lindo porta-moedas, ou melhor, em uma nova criatura que será a morada do Espírito Santo de Deus. 
Apelo: Você gostaria de se colocar nas mãos de Deus para que Ele possa moldar? Igor Marinho     

16 - O SACO PRETO 
Material a ser utilizado: Um saco de lixo preto (cheio de papel para fazer volume), pedaços de cartolinas com os nomes: problemas, desapontamento, medo, sofrimento, etc (ou faça outras aplicações com os objetivos: estilingue, revolver de brinquedo) convite, etc. 
Modo de fazer a ilustração: Manter o saco na mão e tirar no momento certo os objetos e fazer a aplicação. Enquanto andava pela extremidade do quintal, notei que uma gatinha parecia congelada no seu lugar, com olhos grandes e amarelos, fixos. Seu olhar paralisado, acompanhava-me. Então entendi que ela estava assustada por causa do grande saco preto de lixo que eu carregava na mão. Quando me aproximei do lugar onde ela se encontrava, a gata reuniu todas as forças felinas com as quais podia contar, tirou os olhos do terrível saco preto e desapareceu sob aquilo que considerou segurança de um arbusto próximo. 
Aplicação bíblica: II Tm. 1:7 Meus pensamentos se voltaram para nossas reações diante de circunstâncias por vezes inevitáveis que somos chamados a enfrentar. Se eu carregar problemas, desapontamentos, medo e sofrimento em minha direção. Através de situações desfavoráveis ficamos paralisados de temor. 
Apelo: Quão fácil é nessas ocasiões deixar de olhar para além do saco preto de Satanás para descobrir a face do nosso bendito Jesus. Ainda que não entendamos as razões neste mundo, é ele quem estabelece os limites que Satanás não pode ultrapassar. Ele mesmo providencia o precioso "arbusto de segurança"- a oração. Paulo da Costa   

17 - SEDE INACABÁVEL 
Material a ser utilizado: Uma jarra ou copo de água. 
Modo de fazer a ilustração: Mostrar no início e enfatizar (mostrando) na hora que for indicado. Enfatizar as perguntas, permitindo que o desbravador responda. Você sabia que a água pode ser utilizada para mais de 20 itens? Você sabe o valor que a água tem para o ser humano? Você sabe qual é a porcentagem que nosso Planeta Terra tem de água? Dar uma pausa e depois responder: ¾ de água. Você sabia que o corpo de um adolescente, jovem ou adulto tem em média 75% de água e que uma criança tem em média de 90 a 95%? E os idosos tem em média 65% de água? Nós devemos tomar por dia cerca de 6 à 8 copos de água, pois se não tomarmos corremos o risco de ficarmos desidratados e de adquirir uma série de outras doenças. Todo ser humano depende de água para sobreviver, sem ela morremos. Ninguém consegue ficar mais de 3 dias sem beber água, em outras palavras a água é vida, ela é essencial para todos. 
Aplicação bíblica: Você sabia que Cristo disse certa vez que Ele tinha uma água especial para dar àqueles que Lhe pedissem? (dar uma pausa) Essa água podia mudar a direção da vida daquelas pessoas que bebessem dela! Em João 4:13 Cristo afirmou: "Quem beber desta água (mostre-a imediatamente em suas mãos) tornará a ter sede;" (beba e faça um pequeno comentário) porém no versículo 14 Ele completa: " aquele, porem, que beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede." (daqui a poucos minutos terei sede novamente...)  
Apelo: Essa água tem mudado a vida de muitos jovens e juvenis. Cristo é essa água. Tem alguém aqui que ainda não bebeu desta água e que gostaria de agora beber? Jeann Azevedo 

18 - SERVINDO COMO ABELHA 
Material a ser utilizado: Abelhas e uma colméia (ou fotos respectivas). 
Modo de fazer a ilustração: Quantos já viram uma colméia? Vocês sabem quantas abelhas tem em uma exuberante colméia? 75.000 abelhas. Tem uma rainha, cerca de 400 – 500 zangões e o restante de abelhas operárias. Quando 2 colméias se tornam apinhadas, as abelhas operárias começam a alimentar diversos embriões com um alimento especial chamado "geléia real". Isto faz com que as abelhas em desenvolvimento se transformem em rainhas, e não em operárias. Antes de aparecem as novas rainhas, abelhas exploradoras procuram um local conveniente para a nova colméia. Então a velha rainha e uma parte das operárias e dos zangões partem a fim de estabelecer a nova colméia. O processo da mudança, que envolve milhares de abelhas chama-se enxame. Enquanto isso, na velha colméia começam a aparecer as novas rainhas. A que conseguir eliminar todas as outras torna-se a nova rainha da velha colméia. Muitas abelhas operárias e zangões permanecem na antiga colméia, de modo que a colônia tende a aumentar até tornar-se outra vez demasiado apinhada e a nova rainha – que então será a velha rainha dirigirá a formação de outros enxames. 
Aplicação bíblica: . Efésios 4:15-16 . Três lições importantes podemos tirar desta ilustração:
. São comandada por uma só rainha. (Jesus) . As abelhas trabalham unidas em prol de um único objetivo.(grupo) . Quando uma colméia se torna muito grande, outras abelhas formam novas colméias. (clube) Frederico Toledo  

19 - SINAL DE IDENTIFICAÇÃO 
Material a ser utilizado: Vários tipos e cores de anéis. 
Modo de fazer a ilustração: Mostrar os anéis e dizer que algumas pessoas usam anéis como enfeites para parecerem diferentes do que são. Outras usam aliança para demonstrarem que assumiram um compromisso no casamento ou no noivado ou até mesmo no namoro, (pedir alguém que mostre a sua aliança). E existe outros que usam um bonito anel indicando que estão formados em alguma coisa; como é o caso dos advogados. Na Bíblia encontramos a história de um pai que mandou colocar um anel em seu filho. Afinal o que isso significava? 
Aplicação bíblica: Vejamos o que a Bíblia diz; Lucas 15:22 (ler o verso e em seguida relatar rapidamente a história do filho pródigo). "Ao se colocar o anel, o pai estava declarando que aceitava o filho de volta". Quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador pessoal é como se estivéssemos voltando para casa e sendo aceitos (colocar uma aliança no dedo). 
Apelo: E você gostaria de ser aceito de volta? Gostaria de dizer sim a Jesus? Quero orar por você!. Eduardo Neto 

20 – TRANSFORMADOS PELO ESPÍRITO Material a ser utilizado: Uma garrafa de refrigerante vazia de 2 lts. (plástica); Um pedaço de algodão; Um pouco de areia fina (lavada); Um pouco de areia grossa (lavadas); Um pouco de carvão (pedaços pequenos); Um pouco de brita (pequena); Um pouco de brita (grande); Um canivete ou uma tesoura. 
Modo de fazer a ilustração: Pegue a garrafa, remova o fundo com a tesoura ou o canivete coloque a boca para baixo e em seguida introduza pela parte removida (o fundo), os elementos passo a passo, formando camadas de aproximadamente 2,5 cm. antes de tudo coloque o algodão depois siga em ordem (conforme o material a ser empregado). Quando a garrafa estiver com todos os elementos, na mesma posição, daí introduza de cima para baixo um pouco de água aparentemente suja (barrenta ou, amarelada) a água deve ser potável a despeito de sua cor. Então perceberá que na outra extremidade da garrafa a água sairá limpa, transparente. 
Aplicação bíblica: Você sabia que a bíblia apresenta uma história parecida com esta? Um homem sujo passou a ser limpo... Este homem foi o discípulo João, uma vez ele teve a coragem de sugerir a Jesus que destruísse uma cidade inteira (Lc. 9:51). Mas Jesus o transformou e até depois foi chamado de "o discípulo amado". 
Apelo: Deseja você, querido desbravador, passar por essa transformação como passou o discípulo amado? Francisco Silva

21 - O BOM PERFUME 
Material a ser utilizado: Um frasco com perfume de aroma agradável e de boa qualidade. 
Modo de fazer a ilustração: Escolher previamente um ou dois Desbravadores de cada unidade, chamá-los à parte e, sem que o  restante do clube perceba, pedir que passem o perfume em si (sem muita economia mas sem exagero), e, exatamente antes da meditação eles devem pedir para entrar em forma (ao entrar em forma eles devem levar consigo um pequeno frasco com um pouco do perfume para uso posterior). Esperar que naturalmente surjam comentários do aroma, por parto dos componentes da unidade. Este então é o momento para convidá-los a ouvirem o texto da meditação. 
Aplicação Espiritual: " Para com Deus, há um cheiro refrescante e saudável em nossas vidas. É o perfume de Cristo dentro de nós, um aroma tanto para os salvos como para os não-salvos ao nosso redor." (II Co.2:15 - BíbliaViva) Qual é a fragrância do cristão? Que tipo de perfume ele usa? Qual a impressão que deixa? Seriacabível usar perfume numa batalha? (ouvir respostas do clube). Quando um exército, nos dias de Paulo, voltava de uma batalha vitoriosa, o caminho era marcado por nuvem de incenso ou perfume que poderia significar duas coisas: para os vitoriosos, "aroma de vida para vida"; para os prisioneiros e derrotados, "cheiro de morte para morte". O texto, lido apartir do verso 14 nos dá certeza de que Deus sempre nos conduz em triunfo - em Cristo Jesus. Ou seja, Cristo faz a batalha e Deus garante a vitória. Um perfume antes de ser utilizado passa por um processo de escolha: a nossa escolha. Assim foi quando escolhemos a Cristo. Mas onde estará Ele agora? Será que esquecido sobre uma cómoda, no quarto?
O mundo cheira mal... exala o pecado. Cristo precisa usar você para manifestar a fragrância do Seu amor. A mensagem do advento a todo o mundo nesta geração deve ser o bom perfume exalado do mais profundo do nosso ser. "As virtudes do caráter do nosso Salvador implantados em nosso coração difundirão preciosa fragrância ao nosso redor"(EGW- "Exaltai-O). 
Apelo: Deseja você ser um bom perfume de Cristo? Tome hoje, como propósito, manter um relacionamento com Sua Palavra, com os jovens, com a Igreja e com os seus semelhantes? Se a sua resposta for SIM, vá agora até ao seu companheiro de unidade e lhe peça um pouco do perfume. ( ao final, convidar que sejam formados grupos de oração em que o desbravador que foi perfumado no início passará o pequeno frasco com o perfume, e cada um passará em si. Em seguida devem orar juntos.) Francisco Wellington

19 comentários:

  1. perfeito cada uma melhor que a outra era isso que estava procurando!!!!parabens!!!espero conhecer mais meditaçoes cono essas.Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  2. ótimas meditações
    isso era tudo o que eu procurava

    ResponderExcluir
  3. Amei todas as meditaçoes estou adorando conhecer a Deus desse jeito bem dinamico e tbm falar para meusamigos dessa forma obrigada aguardo mais mesagens

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante vai me ajudar na meditação do meu clube,e cunprir o requesito do cartão de companheiro

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pela ajuda! Gostei demais.

    ResponderExcluir
  6. Amei as meditações, as uso nos meus momentos de meditação com meu clube tmb.

    ResponderExcluir
  7. Deus os abençoe por essa iniciativa de postar essas meditações e ajudar a muitos.

    ResponderExcluir
  8. Esses nomes no final é de quem preparou a meditação é??

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pornos ajudar amei dinamicap nossos desbravadores ...

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado povo de Deus. Vcs estão fazendo um ótimo trabalho e que vcs continuem crescendo cada vez mais. Que Deus abençoe a cada um

    ResponderExcluir

Agradecemos pela mais de

Visitas

Curta Nossa paginá no Facebook e Acompanhe Nossas Novidade!

Powered By | Criador Por: Via Meirinaldo Junior