sexta-feira, 23 de março de 2012

10 qualidades de um bom amigo, para a classe de Amigo


No início do mês passado, participamos de um treinamento básico de diretoria aqui no nosso Campo. Fiquei responsável pela instrução sobre classes e especialidades. Uma das atividades práticas foi a elaboração do planejamento das classes, que foi feito em grupos.

Na discussão, o grupo que ficou com a classe de Amigo apresentou dois requisitos para o mesmo dia: "Conhecer o Hino Nacional de seu país e o que ele significa" e "mencionar dez qualidades de um bom amigo e apresentar quatro situações diárias onde você praticou a Regra Áurea de Mateus 7:12". Então perguntamos como eles planejavam dar aquelas aulas e se teria tempo suficiente para as duas instruções num mesmo dia. Fui surpreendido por uma resposta: "falar sobre as 10 qualidades de um bom amigo é fácil, acho que uns 2 minutos dá"...

Amigos, meu objetivo aqui não é expor ninguém, apenas usar a situação para explicar alguns pontos. O primeiro deles é que é impossível uma instrução bem sucedida em apenas 2 minutos. Apenas pedir aos desbravadores em roda para falar uma característica de um bom amigo não conclui o requisito...

Enfim, como podemos instruir esse requisito então? Bem, você pode começar contando a história de alguns grandes amigos da Bíblia, como Jônatas e Davi; Jesus, Maria, Marta e Lázaro, etc. Isso também pode ser feito com algum filme. Em seguida [agora sim], peça aos desbravadores que enumerem qualidades de um bom amigo. Discuta cada uma delas, já vá preparado para algumas que sempre surgirão: confiança, lealdade, legal, companheiro, divertido...

Após esse momento, peça aos desbravadores que procurem em suas Bíblias outras histórias ou versos que falem sobre a amizade. Também esteja preparado para ajudá-los a encontrar. O objetivo é que eles mesmos procurem, você deve ser apenas um orientador. Peça a eles que escrevam 2 ou 3 dos versos encontrados e, em seguida, discuta o contexto de cada um e qual a lição que podemos tirar deles.

Por último, para essa primeira parte do requisito, entregue aos desbravadores uma lista com 10 linhas. Agora os desbravadores precisam ir atrás de outros colegas do Clube e pedir para cada um escrever em uma linha uma qualidade que ele tem. Já entenderam, né? rsrs Sente novamente com eles e compare a lista que eles têm em mãos com as qualidades que eles falaram no início. São as mesmas? Eles têm sido para os colegas o que eles procuram em bons amigos? Aproveite bem esse tema com eles, façam os garotinhos e garotinhas pensarem!

Aproveitando o momento de reflexão, leia com eles a Regra Áurea em Mateus 7:12. Com as atividades acima, praticamente você já fechou o tema com eles e eles aprenderam a lição pretendida. Então, para fixar bem o conteúdo, peça a eles que observem, durante a semana, 4 situações onde eles aplicaram a regra aprendida. Eles devem fazer um pequeno resumo de cada uma delas e entregar na reunião seguinte. Antes de iniciar a próxima instrução, confira cada caso e veja como eles se saíram!

Para ajudá-los a seguir esse modelo de instrução, clique AQUI para baixar um material de apoio a ser entregue a cada desbravador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pela mais de

Visitas

Curta Nossa paginá no Facebook e Acompanhe Nossas Novidade!

Powered By | Criador Por: Via Meirinaldo Junior