ARTIGOS DA CONSTITUIÇÃO DOS DESBRAVADORES
Artigos da Constituição
artigo I - nome
artigo II - propósito
artigo III - organização
artigo IV - eleição dos oficiais e membros associados
artigo V - deveres dos diretores e associados
artigo VI - comissões
artigo VII - quórum
artigo VIII - reuniões
artigo IX - qualidades de um membro
artigo X - unidades de clubes
artigo XI - funções do clube
artigo XII - praxes
artigo XIII - emendas
artigo II - propósito
artigo III - organização
artigo IV - eleição dos oficiais e membros associados
artigo V - deveres dos diretores e associados
artigo VI - comissões
artigo VII - quórum
artigo VIII - reuniões
artigo IX - qualidades de um membro
artigo X - unidades de clubes
artigo XI - funções do clube
artigo XII - praxes
artigo XIII - emendas
=====================
Artigo I
Nome
O programa do ministério integral aos jovens de 10 a 15 anos de idade dentro da Igreja Adventista do Sétimo Dia é patrocinado pelo Departamento Ministérios da Igreja e chamado de Clube dos Desbravadores.
Nome
O programa do ministério integral aos jovens de 10 a 15 anos de idade dentro da Igreja Adventista do Sétimo Dia é patrocinado pelo Departamento Ministérios da Igreja e chamado de Clube dos Desbravadores.
Artigo II
Propósito
Propósito
Os objetivos do Clube dos Desbravadores são:
1.| Trabalhar para uma entrega pessoal de cada desbravador ao senhor.
2.| Providenciar a realização de um programa atrativo centralizado na Igreja.
3.| Interessar os pais e os jovens mais velhos na participação em organizar as atividades da igreja para sua juventude.
4.| Encorajar os desbravadores a descobrirem o seu próprio potencial que Deus lhe deu a serviço de outros.
5.| Imprimir um desenvolvimento harmonioso da vida física, social, intelectual e espiritual dos desbravadores.
6.| Dar oportunidades ao desenvolvimento de habilidades de liderança.
7.| Providenciar através do estudo da natureza uma apreciação do estudo de Deus.
Artigo III
Organização
Organização
O
líder dos jovens da Associação local é o diretor de todas as atividades
dos desbravadores conduzidos dentro da área da Associação. Seu conselho
deve ser solicitado sobre qualquer atividade do clube. Quando planejar
uma ocorrência maior, ele deveria ser avisado a ser convidado a
participar.
Em
áreas regionais um coordenador regional deve ser apontado pela
Associação para trabalhar junto com o diretor dos jovens da Associação,
que é o responsável diretamente.
Na
igreja local onde há o Clube dos Desbravadores dos juvenis e
adolescentes o diretor administrativo deve agir como coordenador e
representá-los na comissão da igreja local.
O
diretor do clube deve ser um adulto que esteja interessado nos jovens e
que compreenda as necessidades das crianças e dos jovens. Quando
possível, deveria ser pelo menos um líder ou ter assistido o curso de
treino para oficiais dos desbravadores.
Deveria
ser um pesquisador, entusiasta e um bom membro, em situação regular com
as normas da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Todas as atividades do
clube estarão debaixo da supervisão de cada diretor de clube e ele deve
convocar, organizar e arranjar cada reunião do clube.
Artigo IV
Eleição dos oficiais e membros associados
Eleição dos oficiais e membros associados
Seção 1
Os oficiais dos clubes são diretores administrativos (onde há clubes de juvenis e adolescentes), um diretor de clube, 2 ou mais diretores associados, secretário e tesoureiro (estes podem ser diretores associados). Os demais oficiais incluem os conselheiros e instrutores quantos necessários.
Os oficiais dos clubes são diretores administrativos (onde há clubes de juvenis e adolescentes), um diretor de clube, 2 ou mais diretores associados, secretário e tesoureiro (estes podem ser diretores associados). Os demais oficiais incluem os conselheiros e instrutores quantos necessários.
Seção 2
O diretor administrativo e os diretores de clubes serão nomeados pela comissão de nomeações pela igreja ou igrejas que patrocinam.
O diretor administrativo e os diretores de clubes serão nomeados pela comissão de nomeações pela igreja ou igrejas que patrocinam.
Seção 3
Os diretores associados serão apontados pelos diretores e aprovados pela comissão da igreja.
Os diretores associados serão apontados pelos diretores e aprovados pela comissão da igreja.
Seção 4
O secretário e tesoureiro serão apontados a critério dos diretores e aprovados pela comissão da igreja.
O secretário e tesoureiro serão apontados a critério dos diretores e aprovados pela comissão da igreja.
Seção 5
Os conselheiros e instrutores são apontados e substituídos pelo diretor do clube em consulta com os diretores associados.
Os conselheiros e instrutores são apontados e substituídos pelo diretor do clube em consulta com os diretores associados.
Seção 6
A diretoria dos desbravadores consiste de todos os nomes mencionados acima.
A diretoria dos desbravadores consiste de todos os nomes mencionados acima.
Artigo V
Deveres dos diretores e associados
Deveres dos diretores e associados
Seção 1
O diretor administrativo é o coordenador do clube dos juvenis e adolescentes. Ele representa a igreja na organização dos desbravadores e é um membro da comissão da igreja. Coordena todas as atividades na organização dos desbravadores.
O diretor administrativo é o coordenador do clube dos juvenis e adolescentes. Ele representa a igreja na organização dos desbravadores e é um membro da comissão da igreja. Coordena todas as atividades na organização dos desbravadores.
Seção 2
Diretor - Todas as atividades do clube estará debaixo de sua supervisão. O presidente das comissões será apontado pelo diretor após uma consulta com os diretores associados ou com a comissão executiva.
Diretor - Todas as atividades do clube estará debaixo de sua supervisão. O presidente das comissões será apontado pelo diretor após uma consulta com os diretores associados ou com a comissão executiva.
Seção 3
Diretores Associados - Assistirão o diretor e o substituirão durante sua ausência. Podem ser designados a cuidar dos seguintes deveres: Classes JA, secretário ou tesoureiro, jogos, acampamento, especialidade e habilidade criativas, música, equipamento dos desbravadores, natureza, capelão, transporte, eventos especiais, etc.
Diretores Associados - Assistirão o diretor e o substituirão durante sua ausência. Podem ser designados a cuidar dos seguintes deveres: Classes JA, secretário ou tesoureiro, jogos, acampamento, especialidade e habilidade criativas, música, equipamento dos desbravadores, natureza, capelão, transporte, eventos especiais, etc.
Seção 4
Secretário - Enviar mensalmente relatórios para o departamento JÁ da Associação. É responsável por toda correspondência do clube. Tomar nota das reuniões bem como por relatórios pessoais ou qualquer um outro necessário para um bom andamento do clube.
Secretário - Enviar mensalmente relatórios para o departamento JÁ da Associação. É responsável por toda correspondência do clube. Tomar nota das reuniões bem como por relatórios pessoais ou qualquer um outro necessário para um bom andamento do clube.
Seção 5
Tesoureiro - Assumirá o encargo de pagar as despesas, coletar e cuidar de todas as entradas, tais como: taxas, projetos de levantamento de dinheiro, etc. e apresentar um relatório financeiro a pedido dos diretores ou associados, e transmitirá as contas e todos fundos não distribuídos ao seu sucessor.
Tesoureiro - Assumirá o encargo de pagar as despesas, coletar e cuidar de todas as entradas, tais como: taxas, projetos de levantamento de dinheiro, etc. e apresentar um relatório financeiro a pedido dos diretores ou associados, e transmitirá as contas e todos fundos não distribuídos ao seu sucessor.
Ele
deverá trabalhar também bem de perto e em harmonia com o tesoureiro da
igreja, depositando os fundos na tesouraria da igreja.
Seção 6
Capelão - Pode ser um diretor associado ou um pastor. Assistirá o diretor em manter um tom espiritual em cada clube, conhecer o relacionamento de cada desbravador para com o Senhor e servirá nas comissões, lidando com as reuniões de culto do clube, nos acampamentos, trabalho missionário e disciplina.
Capelão - Pode ser um diretor associado ou um pastor. Assistirá o diretor em manter um tom espiritual em cada clube, conhecer o relacionamento de cada desbravador para com o Senhor e servirá nas comissões, lidando com as reuniões de culto do clube, nos acampamentos, trabalho missionário e disciplina.
Artigo VI
Comissões
Comissões
Seção 1
As comissões normais do clube são:
As comissões normais do clube são:
a) Comissão de Coordenação (para as igrejas com clubes de juvenis e adolescentes
b) Comissão Executiva
c) Comissão Docente
b) Comissão Executiva
c) Comissão Docente
Seção 2
A comissão de coordenação consiste do diretor administrativo, diretores de clubes, diretores associados, pastor, secretário, tesoureiro e capelão. A Comissão cujo diretor administrativo é o presidente, é responsável por todas as atividades dos Desbravadores.
A comissão de coordenação consiste do diretor administrativo, diretores de clubes, diretores associados, pastor, secretário, tesoureiro e capelão. A Comissão cujo diretor administrativo é o presidente, é responsável por todas as atividades dos Desbravadores.
Seção 3
A comissão executiva consiste do diretor do clube, diretores associados, pastor, secretário, tesoureiro e capelão. A comissão, cujo diretor é o presidente, e responsável por todas as atividades dos desbravadores.
A comissão executiva consiste do diretor do clube, diretores associados, pastor, secretário, tesoureiro e capelão. A comissão, cujo diretor é o presidente, e responsável por todas as atividades dos desbravadores.
Seção 4
A comissão docente consiste da comissão executiva, os conselheiros e os instrutores. Os capitães de unidade podem ser convidados para se reunir com essa comissão.
A comissão docente consiste da comissão executiva, os conselheiros e os instrutores. Os capitães de unidade podem ser convidados para se reunir com essa comissão.
Artigo VII
Quórum
Quórum
Para
qualquer transação de negócio por qualquer uma das comissões
mencionadas, deve estar presente uma maioria dos membros da comissão.
Artigo VIII
Reuniões
Reuniões
Seção 1
Reuniões regulares dos desbravadores deverão ocorrer pelo menos 3 vezes por mês. O tempo e a duração destas reuniões deverá ser decidido pela comissão executiva e deverá basear-se nos seguintes modelos:
Reuniões regulares dos desbravadores deverão ocorrer pelo menos 3 vezes por mês. O tempo e a duração destas reuniões deverá ser decidido pela comissão executiva e deverá basear-se nos seguintes modelos:
Modelo A: Esta é conduzida numa seção de no mínimo 2 horas com
cerimônia de abertura e encerramento, marcha, jogos, curriculum e artes
manuais tudo num programa integrado.
Modelo B: É um programa de 2 horas no mínimo, porém, conduzidos em 2 segmentos separados:
Segmento 1 - 30 minutos à 1 hora de desbravadores no sábado, desenvolvendo companheirismo e curriculum.
Segmento 2 - 1 hora e meia de desbravadores, no domingo incluindo marcha, jogos, curriculum, artes manuais e cerimônias de abertura e encerramento.
Segmento 2 - 1 hora e meia de desbravadores, no domingo incluindo marcha, jogos, curriculum, artes manuais e cerimônias de abertura e encerramento.
Seção 2
A comissão docente deverá se reunir i vez por mês de acordo com a notificação.
A comissão docente deverá se reunir i vez por mês de acordo com a notificação.
Seção 3
A comissão executiva deverá ocorrer pelo menos trimestralmente.
A comissão executiva deverá ocorrer pelo menos trimestralmente.
Seção 4
O programa anual do clube dos desbravadores deverá incluir os requerimentos estabelecidos pelo sistema de pontos do clube pelo departamento dos jovens pela Associação local.
O programa anual do clube dos desbravadores deverá incluir os requerimentos estabelecidos pelo sistema de pontos do clube pelo departamento dos jovens pela Associação local.
Artigo IX
Qualidades de um membro
Qualidades de um membro
Seção 1
Os membros da organização dos desbravadores juvenis serão restritos aos alunos da 5º série (ou o seu equivalente para cima).
Os membros da organização dos desbravadores juvenis serão restritos aos alunos da 5º série (ou o seu equivalente para cima).
Seção 2
Os membros da organização dos desbravadores adolescentes, serão restritos aos alunos da 8º série (ou seu equivalente para cima).
Os membros da organização dos desbravadores adolescentes, serão restritos aos alunos da 8º série (ou seu equivalente para cima).
Seção 3
Serão membros quando preencherem as seguintes especificações:
Serão membros quando preencherem as seguintes especificações:
a. Aceitação da matrícula.
b. Pagamento da taxa de membros.
c. Uniforme completo.
d. Disposição em aceitar os princípios do Voto e da Lei.
e. Boa vontade em participar em todas as atividades dos desbravadores.
f. Passar um período inicial de aspirante.
b. Pagamento da taxa de membros.
c. Uniforme completo.
d. Disposição em aceitar os princípios do Voto e da Lei.
e. Boa vontade em participar em todas as atividades dos desbravadores.
f. Passar um período inicial de aspirante.
Seção 4
O jovem não adventista que se conformar com os requerimentos acima expostos, podem ser aceitos como membros.
O jovem não adventista que se conformar com os requerimentos acima expostos, podem ser aceitos como membros.
Seção 5
A matrícula de novos membros no clube dos desbravadores será no começo de cada trimestre ou 3 ou 4 vezes marcadas durante o ano.
A matrícula de novos membros no clube dos desbravadores será no começo de cada trimestre ou 3 ou 4 vezes marcadas durante o ano.
Seção 6
Deverá ser marcada a presença em todos os programas dos desbravadores.
Deverá ser marcada a presença em todos os programas dos desbravadores.
Seção 7
Os desbravadores deveriam ter uma presença média de pelo menos 80% em todas as atividades dos desbravadores.
Os desbravadores deveriam ter uma presença média de pelo menos 80% em todas as atividades dos desbravadores.
Seção 8
Todas as ausências justificadas deverão ser apresentadas por escrito pelos pais ou responsável e submetida ao diretor do clube.
Todas as ausências justificadas deverão ser apresentadas por escrito pelos pais ou responsável e submetida ao diretor do clube.
Seção 9
Qualquer membro que tem 2 ausências injustificadas em qualquer um dos trimestres, será colocado na lista de suspensão.
Qualquer membro que tem 2 ausências injustificadas em qualquer um dos trimestres, será colocado na lista de suspensão.
Seção 10
Qualquer membro colocado em suspensão condicional pode ser reintegrado pagando a taxa de matrícula novamente, como decidido pela comissão executiva.
Qualquer membro colocado em suspensão condicional pode ser reintegrado pagando a taxa de matrícula novamente, como decidido pela comissão executiva.
Seção 11
A presença dos membros suspensos em eventos especiais não será permitida.
A presença dos membros suspensos em eventos especiais não será permitida.
Artigo X
Unidades de Clubes
Unidades de Clubes
Seção 1
Meninos e meninas são organizados em unidades de preferência de 5 a 8 desbravadores, com 1 conselheiro como seu líder. Esta divisão de unidades menores permite melhor ordem e disciplina, e pode-se dar mais atenção individual a cada um de seus membros. Meninos e meninas devem ser arrolados em unidades separadas.
Meninos e meninas são organizados em unidades de preferência de 5 a 8 desbravadores, com 1 conselheiro como seu líder. Esta divisão de unidades menores permite melhor ordem e disciplina, e pode-se dar mais atenção individual a cada um de seus membros. Meninos e meninas devem ser arrolados em unidades separadas.
Seção 2
Oficiais de Unidades:
Oficiais de Unidades:
a. Capitão de Unidade -
Cada unidade dentro do clube com o seu conselheiro, seleciona um de
seus membros para ser seu capitão. O capitão é responsável pela sua
unidade e deverá liderá-la na pontualidade e cooperação em todas as
atividades do clube. Ele deve dar um bom exemplo de conduta durante todo
o tempo. Sugere-se que os capitães de unidade sejam escolhidos em cada 4
ou 6 meses para dar mais oportunidades aos membros do clube para
desenvolverem liderança.
b. Secretário de Unidade -
Cada unidade dentro do clube, juntamente com o seu conselheiro, escolhe
um de seus membros para ser seu secretário. Este oficial da unidade dos
juvenis ou adolescentes será responsável em relatar a presença dos
membros de sua unidade ao secretário do clube. Sugere-se que os
secretários sejam escolhidos em cada 4 ou 6 meses para dar uma
oportunidade a outros membros do clube para o desenvolvimento de
liderança.
Seção 3
Uniforme:
Uniforme:
a. Uniforme de Gala -
O uniforme oficial dos desbravadores será recomendado pela DSA para
todos os diretivos e membros do clube, e que deverá ser vestido apenas
em reuniões do clube ou outras ocasiões programadas pelo Diretor do
clube.
b. Uniforme de Atividades -
Este é recomendado pela Associação para cada membro do clube e será
usado em todas as atividades dos desbravadores estabelecidos pelo
diretor do clube.
Artigo XI
Funções do Clube
Funções do Clube
Seção 1
A taxa de membro anual, semanal, mensal ou trimestral é estabelecida pela comissão executiva e pagável quando se preenche a matrícula com o secretário. Esta taxa deverá ser desenvolvida se a matricula não for aceita.
A taxa de membro anual, semanal, mensal ou trimestral é estabelecida pela comissão executiva e pagável quando se preenche a matrícula com o secretário. Esta taxa deverá ser desenvolvida se a matricula não for aceita.
Seção 2
A reintegração de membro deverá ser feita com o pagamento da taxa de rematrícula, a qual é determinada pela comissão executiva.
A reintegração de membro deverá ser feita com o pagamento da taxa de rematrícula, a qual é determinada pela comissão executiva.
Seção 3
Uma taxa de seguro anual, individual, deverá se incluído na matrícula.
Uma taxa de seguro anual, individual, deverá se incluído na matrícula.
Seção 4
As ofertas no dia dos desbravadores é uma contribuição feita ao clube dos desbravadores local e para as suas atividades missionárias e outros projetos conforme especificado.
As ofertas no dia dos desbravadores é uma contribuição feita ao clube dos desbravadores local e para as suas atividades missionárias e outros projetos conforme especificado.
Seção 5
Um relatório financeiro deverá ser apresentado em toda a reunião da comissão executiva.
Um relatório financeiro deverá ser apresentado em toda a reunião da comissão executiva.
Artigo XII
Praxes
Praxes
O
clube deverá ser dirigido por praxes estabelecidas pelo departamento
ministerial da igreja da Associação local dos Adventistas do Sétimo Dia.
Artigo XIII
Emendas
Emendas
Esta
constituição pode ser emendada por 2/3 de votos da comissão docente dos
desbravadores, todavia, se torna efetiva somente depois de aprovada
pela comissão da Associação.
ELEIÇÃO DOS OFICIAIS E DOCENTES
A. Comissão Executiva dos Desbravadores
Diretor Administrativo, Diretor e Diretores Associados - A comissão de nomeações da igreja local elege o diretor do Clube de Desbravadores e onde for necessário e Diretor Administrativo.
Diretor Administrativo, Diretor e Diretores Associados - A comissão de nomeações da igreja local elege o diretor do Clube de Desbravadores e onde for necessário e Diretor Administrativo.
Devem
ser membros batizados, vivendo em harmonia com as normas da igreja, de
preferência ser um líder, cujo interesse e habilidade o qualifica para
sete ministério. Sugere-se que ele ou ela seja convidado a participar da
comissão de nomeações para escolherem os diretores associados.
O
número de diretores associados dependerá do número de desbravadores no
clube. Cada clube deverá ter homem como diretor associado para os
meninos e uma diretora associada para as meninas.
Secretário e Tesoureiro -
O diretor e os diretores associados escolherão o secretário e o
tesoureiro. Uma pessoa pode cuidar destas duas posições se apropriado.
Estas funções podem ser preenchidas pelos diretores associados, ou
outros membros docentes podem ser solicitados para executarem estas
funções.
Capelão -
Todo clube necessita escolher um capelão, uma pessoa que tomará a
responsabilidade de liderar os serviços especiais e os cultos, e que
tomará intesse pessoal em cada desbravador e membro docente dentro do
clube.
Ele
ou ela pode ser um dos diretores associados, ou o pastor da igreja,
pastor assistente, pastor dos jovens ou ancião da igreja, etc.
B. Comissão Docente dos Desbravadores
A comissão executiva dos desbravadores elege os membros docentes como segue:
Conselheiros -
(Juvenis ou adolescentes). Os membros docentes dos desbravadores cuidam
de unidades de 6 a 8 desbravadores cada e lideram nos ensinos nas
classes JA.
Instrutores - São especialistas que ensinam especialidades e artes manuais ou outra qualquer área de estudo.
Capitães -
Os líderes de unidade (usualmente escolhidos por voto pelos membros da
unidade e ratificados pela comissão executiva dos desbravadores).
Secretários -
São aqueles que se ocupam da estatística da unidade - cuidam dos
relatos da unidade (usualmente escolhidos por voto pelos membros da
unidade e também ratificada pela comissão executiva dos desbravadores).
Fonte: “MANUAL “DOS DESBRAVADORES”, Vol. 1, Administração do Clube, Casa Publicadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário